Código |
16325
|
Ano |
1
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
5
|
Carga Horária |
T(30H)/TP(30H)
|
Área Científica |
Ciências Sociais e Humanas
|
Objectivos de Aprendizagem |
*Compreender a evolução da Publicidade e das Relações Públicas e a sua relação com a comunicação de moda. *Distinguir fronteiras conceptuais entre Publicidade, RP e Jornalismo, reconhecendo intersecções no setor. *Analisar a importância da imagem de marca, branding, rebranding e posicionamento. *Explorar o papel do storytelling e dos 12 arquétipos de comunicação na construção de narrativas e identidades de marca. *Avaliar estratégias digitais, narrativas multiplataformas, redes sociais e influência. *Experimentar formatos criativos como branded content, merchandising e product placement. *Desenvolver competências de planeamento estratégico em comunicação de moda. *Compreender fundamentos de marketing, comportamento do consumidor, tendências e padrões de consumo. *Identificar formas de gestão de ponto de venda e técnicas de merchandising no retalho físico e online. *Conhecer sistemas e métodos de pesquisa de marketing, explorando oportunidades do marketing digital no setor.
|
Conteúdos programáticos |
1. Evolução histórica da Publicidade e RP; fronteiras com o Jornalismo e práticas contemporâneas na moda. 2. Imagem de marca na moda: branding, rebranding e posicionamento. 3. Storytelling e narrativas de marca; exemplos de sucesso no setor. 4. Arquétipos de comunicação: aplicação dos 12 arquétipos, identidade e ligação emocional. 5. Moda no digital: estratégias, narrativas multiplataformas, redes sociais e influência. 6. Conteúdos criativos: branded content, merchandising e product placement; integração moda, cultura e consumo. 7. Fundamentos de marketing: conceitos, 4Ps e comportamento do consumidor. 8. Marketing no ponto de venda: gestão e técnicas de merchandising. 9. Sistemas de informação e pesquisa de marketing. 10. E-marketing: ferramentas digitais para promoção, comercialização e análise.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
I. Aulas teóricas e teórico-práticas, com recurso aos seguintes métodos:
a. Expositivo b. Interrogativo c. Estudo de caso
II. Dois trabalhos em dupla (2+2 valores | 4/20 valores)
III. Trabalho/Projeto de grupo: 70% (14/20 valores)
IV. Participação e assiduidade: 10% | 2/20 valores
Assiduidade: 1) As presenças valem até 2 valores na nota final. 2) Para poderem beneficiar destes 2 valores os alunos terão, obrigatoriamente, de assistir a 100% das aulas previstas para a Unidade Curricular. 3) Todos os alunos que assistam a menos de 80% das aulas previstas ficam excluídos da majoração descrita na alínea 1). 4) Acima daquele valor (80%) a majoração (até 2 valores) será proporcional ao número de aulas assistidas. 5) Excluídos desta exigência ficam os alunos trabalhadores-estudantes. 6) Excluídos ficam, também, os/as alunos/as que comprovadamente, por motivos de doença, não possam comparecer às aulas.
|
Bibliografia principal |
Castaldo Lundén, E. (2020). Exploring fashion as communication: The search for a fashion media history against the grain. Popular Communication, 18(4), 274–288. https://doi.org/10.1080/15405702.2020.1854952 Dal Bello, L., Casagrande, N., Antunes, E., & Bonetti, L. (2020). Moda, imagem e consumo: editoriais de moda como estratégia de comunicação para marcas. Razón y Palabra, 24(1), 1–20. Kotler, P., Keller K., Brady, M., Goodman, M., Hansen, T. (2012). Marketing Management, 2.nd Edition, England: Pearson Education Limited. Mark, M., & Pearson, C. S. (2001). O herói e o fora da lei: Como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. Cultrix. Mohebbi, B. (2014). The art of brand color: A study of color psychology in marketing. International Journal of Marketing Studies, 6(1), 92–100. Ries, A., & Trout, J. (2002). Posicionamento: A batalha por sua mente. McGraw-Hill. Ruão, T. (2017). Marcas e identidades. Imprensa da Universidade do Minho.
|
Língua |
Português
|