| Código | 16421 | 
                        
                            | Ano | 3 | 
                        
                            | Semestre | S1 | 
                        
                            | Créditos ECTS | 6 | 
                        
                            | Carga Horária | PL(15H)/TP(30H) | 
                        
                            | Área Científica | Design | 
                        
                        
                        
                        
                        
	| Objectivos de Aprendizagem | Domínio de metodologias de Design Centrado no Utilizador (DCU) para suporte à análise ergonómica de produtos e situações de interação em contexto real com produtos ou adereços de vestuário e moda. Os alunos serão capazes de
 reconhecer as principais etapas de trabalho e instrumentos utilizados pela Ergonomia no Design, podendo atuar como
 Designers de moda em projetos multidisciplinares focados em critérios reais, necessidades do público-alvo e/ou
 avaliação da usabilidade de produtos de moda e vestuário. O principal objetivo é capacitar os alunos a identificar,
 compreender e interferir em todas as dimensões. Em parceria com a UC de Design de Vestuário (16420) os alunos desenvolvem um projeto comum, sobre um tema dado a cada semestre para:
 - Desenvolver a capacidade analítica para usar e adaptar o projeto aos princípios da Ergonomia e do Design Centrado  no Humano, a partir do reconhecimento dos diversos constrangimentos do sistema (cliente, mercado, produção, matéria-prima e utilizador).
 | 
                        
                        
                        
                        
                        
	| Conteúdos programáticos | O conteúdo programático da disciplina é dividido em quatro fases e oito módulos. A Fase I (Formação & Exploração) aborda a ergonomia e design de moda, introduzindo conceitos fundamentais como ergonomia física, cognitiva, correção e conceção, além de estudos aplicados à criação de vestuário. Na Fase II (Briefing & Exploração do Conceito Criativo), os alunos experimentam metodologias de ergonomia e transformam conceitos criativos em produtos reais. A Fase III (Design) inclui a aplicação dos resultados da exploração e testes de propostas de vestuário, enquanto a Fase IV (Pesquisa e Desenvolvimento) foca no desenvolvimento de uma linha de produtos, desde a pesquisa até a produção, com apoio técnico e metodológico. O objetivo é integrar os princípios de design e ergonomia para criar uma coleção profissional e funcional, culminando em uma apresentação e desfile de moda. | 
                        
                        
                        
                        
	| Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação | Os trabalhos com enunciados baseados no conteúdo programático da UC, avaliarão os conhecimentos teóricos adquiridos pelo aluno no âmbito da UC e a sua capacidade de aplicação prática no Projeto 2.Os critérios de avaliação
 de cada trabalho são descritos nos respetivos enunciados. Genericamente serão considerados para cada trabalho:
 A correta aplicação do respetivo protocolo de trabalho;
 A metodologia utilizada no processo de pesquisa e desenvolvimento;
 A aplicação dos conteúdos desenvolvidos nas aulas;
 A qualidade e inovação das soluções apresentadas;
 A qualidade de apresentação;
 A qualidade final do trabalho.
 Não são aceites trabalhos que não tenham sido acompanhados pelos docentes nas aulas.
 O trabalho é contabilizado para a nota final de frequência e melhoria.
 Avaliação: 100% apresentações periódicas [25% (1a) + 25% (2a) + 25% (3a) + 25% (exame final)]
 Ausência de aulas / apresentações pode reduzir a nota em até 20%
 Admissão: mínimo 6. Esta UC não tem exame.
 
 | 
                        
                        
                        
                        
	| Bibliografia principal | - Cushman,W.H. and Rosenberg,D.J., (1991). “Human Factors in Product Design”. Elsevier. Cybis, W., Betiol, A. H., & Lisboa, R. M. (2015). Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora.
 - Dul, J., & Weerdmeester, B. (2015). Ergonomics for Beginners: A Quick Reference Guide. CRC Press.
 - Green,W.S. and Jordan,P.W., (2002). “Designing Pleasurable Products”. Taylor & Francis.
 - Greever, T. (2015). Articulating Design Decisions: Communicate with Stakeholders, Keep Your Sanity, and Deliver the Best User Experience. New Riders.
 - Iida, I. Ergonomia – Projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2005.
 - McKelvey, K., & Munslow, J. (2011). Fashion Design: Process, Innovation, and Practice. Wiley.
 - Papanek, V. (1971). Design for the Real World. Thames and Hudson.
 - Soares, M. M., & Rebelo, F. (2017). Ergonomics in Design: Methods and Techniques. CRC Press.
 | 
                        
                        
                        
                        
                        
                        
                            | Língua | Português |