Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Mecanismos de Doenças

Mecanismos de Doenças

Código 16698
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Objectivos de Aprendizagem Conhecimento: 1.Integrar os conteúdos sobre fisiologia e normal funcionamento dos sistemas e transpô-los para os mecanismos patológicos de base genética, bioquímicos, moleculares, celulares, estruturais e funcionais subjacentes às doenças humanas. 2.Identificar fatores epidemiológicos das doenças. 3.Identificar as características comuns e distintivas nas várias doenças. 4.Interpretar modelos, metodologias e tecnologias utilizadas na investigação científica e terapêutica de doenças. 5.Desenvolver capacidade de correlacionar informação científica e translacional da área da fisiopatologia, perspetivando a aplicação clínica. Aptidões e competências: 1.Desenvolver o pensamento crítico e efetuar raciocínios lógico-dedutivos na resolução de problemas. 2.Desenvolver capacidade de pesquisa. 3.Adquirir capacidades de comunicação oral e escrita. 4.Desenvolver a capacidade de translação da ciência fundamental para a aplicação biomédica e clínica. 5.Desenvolver capacidade de cooperação em equipa.
Conteúdos programáticos Teórico-Práticas (TP) Integrar os conteúdos aprendidos noutras UC sobre o normal funcionamento dos sistemas e transpô-los para os mecanismos genéticos, bioquímicos, moleculares, celulares, estruturais e funcionais de doenças, assim como perspetivá-los em aplicações biomédicas e clínicas, nomeadamente no: - sistema cardiovascular - sistema respiratório- sistema digestivo - sistema endócrino - sistema nervoso - sistema hematopoiético Processos fisiopatológicos do envelhecimento. Práticas laboratoriais (PL) - Modelos experimentais in vitro e in vitro de doenças. - Metodologias experimentais e de análise utilizadas no estudo dos mecanismos das doenças. - Observação e análise patofisiológica de fluidos e tecidos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC inclui aulas teóricas-práticas (TP) e práticas laboratoriais (PL, 2 turmas em simultâneo). Nas aulas TP serão discutidos os conhecimentos de forma integrada e interativa. Nas aulas PL os alunos terão a oportunidade de testar técnicas experimentais na área da fisiopatologia e mecanismos de doenças. Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupos, permitindo a execução individual. A avaliação consiste na prova escrita do programa TP e PL (60%), relatórios das atividades PL (15%), minitestes (15%) e competências relacionadas com a comunicação oral, trabalho em equipa e participação (10%). Classificação maior ou igual a 9,5 em todos os parâmetros é necessária para aprovação. A assiduidade mínima é de 80% nas aulas TP e 100% nas aulas PL. A classificação mínima para admissão ao exame é de 6. A classificação no período de exames contempla a classificação obtida na prova escrita (60%) e as classificações na avaliação contínua obtida durante o período de ensino-aprendizagem.
Bibliografia principal 1. Mota Pinto, A. (2013). Fisiopatologia – Fundamentos e aplicações (2ª ed). Edições Lidel. 2. Robbins, S.L., Cotran, R.S., Kumar, V. (2020). Pathologic basis of disease (10º ed). Elsevier. 3. McPhee, S.J., Ganong, W.F. (2018). Pathophysiology of Disease (8ª ed). McGraw-Hill
Língua Português
Data da última atualização: 2023-08-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.