Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Análise e Intervenção Comportamental em Ciências do Desporto

Análise e Intervenção Comportamental em Ciências do Desporto

Código 17208
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Objectivos de Aprendizagem No final da Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de: a. Discutir os pressupostos e as aplicações das ciências comportamentais no Desporto; b. Discutir os aspetos psicossociais que afetam o desempenho: princípios subjacentes que moldam os relacionamentos com pessoas significativas, os fatores motivacionais e as estratégias comportamentais para aprimorar a prática desportiva; c. Distinguir as estratégias de regulação comportamental para melhorar a prática desportiva e compreender os princípios de estabelecimento de objetivos; d. Identificar e manipular os fatores que afetam o comportamento desportivo e a intervenção do treinador; e. Desenvolver estratégias para a identificação de barreiras/motivos que podem influenciar a adoção de hábitos saudáveis em exercício e saúde e a importância da intervenção do Técnico de Exercício Físico; f. Desenvolver estratégias de regulação comportamental para otimizar o desempenho desportivo e o exercício e saúde dos praticantes.
Conteúdos programáticos Conteúdos programáticos (PT): 1. Ser treinador / técnico desporto: pressupostos e atributos 2. Ciências comportamentais em desporto e exercício: influências comportamentais na performance desportiva; 3. Organização do comportamento e gestão de objetivos; 4. Análise do desempenho individual; 5. Regulação comportamental; 6. Conceitos e fundamentos da mudança comportamental; 7. Modelos e teorias de mudança comportamental; 8. Reflexão, planeamento e desenvolvimento de processos de avaliação e intervenção para a mudança comportamental em desporto e bem-estar: níveis de intervenção (individual, grupal, organizacional, comunitário); métodos/estratégias de intervenção (identificação de motivos, barreiras e determinantes comportamentais; estabelecimento de objetivos; reforço na tomada de decisões; rotinas; estímulos para ação).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação frequência: 1 - Um projeto de grupo (n=2) – projeto sobre a intervenção do treinador e/ou do técnico de exercício físico - 60% 2 – Apresentação do projeto - 10% 3 – Discussão e avaliação da aplicabilidade e congruência do projeto – 20% A nota final é obtida pela média ponderada entre os elementos 1,2 e 3, nos quais os estudantes não podem obter classificação inferior a 10,0 valores. Se Nota final < 6, reprovado
Bibliografia principal - Potrac, P., Gilbert, W., & Denison, J. (Eds.). (2013). Routledge handbook of sports coaching. Routledge. - Rodrigues, F., Bento, T., Cid, L., Neiva, H., Teixeira, D.S., Moutão, J., Marinho, D.A., & Monteiro, D. (2018). Can interpersonal behavior influence the persistence and adherence to physical exercise practice in adults? A systematic review. Frontiers in Psychology, 9: 2141.doi: 10.3389/fpsyg.2018.02141 - Weinberg, R., & Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology (7th Edition). Champaign: IL: Human Kinetics - Nigg, R.N. (2014). ACSM´S behavioral aspects of physical activity and exercise. New York: American College of Sports Medicine. - Rodrigues, F., & Monteiro, D. (2021). Mudança Comportamental em Atividade Física e Saúde. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (Ed.). ISBN: 978-989-54983-4-5
Língua Português
Data da última atualização: 2025-03-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.