O colóquio “The legacy of J. J. Rousseau 300 years after his birth” realiza-se no âmbito das comemorações do tricentésimo aniversário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau. O tema central do colóquio será “Que luzes intelectuais Rousseau pode ainda, 300 anos depois, nos trazer?”.
Rousseau exerceu decisiva influência na história moderna, em todo o mundo, no que concerne à educação e à reforma do Estado, como refere o Instituto de Filosofia Prática. Esta palestra é uma forma de “celebrar o seu legado, seja na sua manifestação política, seja no seu pensamento educativo, sem esquecer a sua antropologia e a sua singular obra autobiográfica, é celebrar parte significativa daquilo em que nos tornámos, individual e coletivamente, ao concebermo-nos como cidadãos democratas, racionalistas sentimentais, e educadores das gerações que nos seguirem”, explicita o IFP.
PROGRAMA
15 de Novembro
10h00 - 12h45
Catherine Larrère, Universidade de Paris I – “Rousseau, les femmes et la citoyenneté”;
Fernanda Henriques, Universidade de Évora - “O pensamento político-educativo de Mary Wollstonecraft como um comentário crítico ao pensamento de Rousseau”;
Vanessa Brito, Universidade Nova de Lisboa - “Deleuze, lecteur de Rousseau”;
14h15 - 17h00
Irene Borges Duarte, Universidade de Évora - “Solidão e inquietude em J.-J. Rousseau. Uma abordagem existencial”;
Alexandre Franco Sá, Universidade de Coimbra - “Rousseau e a questão da representação”
17h30-18h30
Diogo Tourino de Souza, Universidade Federal de Viçosa, Brasil - “O papel de Rousseau no constitucionalismo republicano”
André Barata, Universidade da Beira Interior - “Faz sentido um rousseaunismo nos dias de hoje?”
16 de Novembro
10h00 - 12h45Ana Cristina Araújo, Universidade de Coimbra - “Linguagem e teoria política: a influência de Rousseau nos inícios do século XIX em Portugal”.
Fernando Augusto Machado, Universidade do Minho – “Epistemologia e política em J.-J. Rousseau: desvios e convergências de um marginal das Luzes”.
Antônio Carlos dos Santos, Universidade de Sergipe, Brasil – “Rousseau e o ateísmo”.
14h15 - 16h00Rui Tavares, Eurodeputado – “Os censores no teatro: de Rousseau a Pombal”.
Bruno Bernardi, Universidade de Paris I –“Repenser l’opinion publique avec Rousseau ?”
16h30-18h15Golgona Anghel, Universidade Nova de Lisboa - “ Un spectacle sans ombre – Rousseau, lecteur de Georges Perec et Jim Morrison”.
Silvina Rodrigues Lopes, Universidade Nova de Lisboa - “A toxicidade da cultura e a literatura como princípio ético e político”.
Ver
Cartaz.