Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. UBI recebe Colóquio Internacional “The legacy of J. J. Rousseau 300 years after his birth”

UBI recebe Colóquio Internacional “The legacy of J. J. Rousseau 300 years after his birth”

O Instituto de Filosofia Prática (IFP) promove, nos dias 15 e 16 de novembro, um colóquio internacional com o intuito de assinalar o legado de Jean-Jacques Rousseau. O colóquio terá lugar na Sala dos Conselhos do Pólo I da Universidade da Beira Interior, pelas 10 horas.

EVENTO:

Ficheiro com o nome: j

  De 15 a 17 de novembro de 2012

  Importar iCal

Partilha

O colóquio “The legacy of J. J. Rousseau 300 years after his birth” realiza-se no âmbito das comemorações do tricentésimo aniversário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau. O tema central do colóquio será “Que luzes intelectuais Rousseau pode ainda, 300 anos depois, nos trazer?”.
Rousseau exerceu decisiva influência na história moderna, em todo o mundo, no que concerne à educação e à reforma do Estado, como refere o Instituto de Filosofia Prática. Esta palestra é uma forma de “celebrar o seu legado, seja na sua manifestação política, seja no seu pensamento educativo, sem esquecer a sua antropologia e a sua singular obra autobiográfica, é celebrar parte significativa daquilo em que nos tornámos, individual e coletivamente, ao concebermo-nos como cidadãos democratas, racionalistas sentimentais, e educadores das gerações que nos seguirem”, explicita o IFP.

PROGRAMA

15 de Novembro
10h00 - 12h45
Catherine Larrère, Universidade de Paris I – “Rousseau, les femmes et la citoyenneté”;
Fernanda Henriques, Universidade de Évora - “O pensamento político-educativo de Mary Wollstonecraft como um comentário crítico ao pensamento de Rousseau”;
Vanessa Brito, Universidade Nova de Lisboa - “Deleuze, lecteur de Rousseau”;

14h15 - 17h00
Irene Borges Duarte, Universidade de Évora - “Solidão e inquietude em J.-J. Rousseau. Uma abordagem existencial”;
Alexandre Franco Sá, Universidade de Coimbra - “Rousseau e a questão da representação”

17h30-18h30
Diogo Tourino de Souza, Universidade Federal de Viçosa, Brasil - “O papel de Rousseau no constitucionalismo republicano”
André Barata, Universidade da Beira Interior - “Faz sentido um rousseaunismo nos dias de hoje?”

         

16 de Novembro
10h00 - 12h45
Ana Cristina Araújo, Universidade de Coimbra - “Linguagem e teoria política: a influência de Rousseau nos inícios do século XIX em Portugal”.
Fernando Augusto Machado, Universidade do Minho – “Epistemologia e política em J.-J. Rousseau: desvios e convergências de um marginal das Luzes”.
Antônio Carlos dos Santos, Universidade de Sergipe, Brasil – “Rousseau e o ateísmo”.

14h15 - 16h00
Rui Tavares, Eurodeputado – “Os censores no teatro: de Rousseau a Pombal”.
Bruno Bernardi, Universidade de Paris I –“Repenser l’opinion publique avec Rousseau ?”

16h30-18h15
Golgona Anghel, Universidade Nova de Lisboa - “ Un spectacle sans ombre –  Rousseau, lecteur de Georges Perec et Jim Morrison”.
Silvina Rodrigues Lopes, Universidade Nova de Lisboa - “A toxicidade da cultura e a literatura como princípio ético e político”.

         

Ver Cartaz.
         

           

           

Ficheiro com o nome: j

Data da última atualização: 2012-11-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.