A ponte entre as análises económica e psicológica. O impacto da incorporação interdisciplinar de conceitos para a investigação. A possibilidade de economistas comportamentais, em associação com neurocientistas, desenvolverem um maior poder de previsão do comportamento humano. O que leva os indivíduos a agirem de determinada maneira em situações específicas (como no mercado financeiro, no caso de escolha pela aversão à perda e na prioridade pelo consumo presente). A possibilidade de utilizar tais informações para a elaboração de políticas públicas.
Estes são alguns dos temas/tópicos a abordar na Conferência/Debate “Economia & Psicologia: Desafios e Possibilidades” a realizar esta quinta-feira, dia 3 de maio, às 11h00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (anfiteatro 7.21). Alcino Pinto Couto, docente e investigador do Departamento de Gestão e Economia e Samuel Monteiro, docente e investigador do Departamento de Psicologia e Educação, são os oradores. Caberá a Paula Saraiva Carvalho (Departamento de Psicologia e Educação) e a António Marques (Departamento de Gestão e Economia) a moderação da conferência/debate.
De entrada livre, o evento é promovido no âmbito da unidade curricular “Economia Monetária e Financeira” do 2.º Ciclo/Mestrado em Economia da UBI e é organizado Joana Mota, José Alberto Antunes, Luiza França, Matheus Belucio, Manoela Nogueira e Victor de Sá, estudantes de 1.º e 2.º Ciclo da UBI. Tem a coordenação geral de José Alberto Fuinhas, docente responsável da disciplina e diretor de curso do referido ciclo de estudos.
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
