3. Mestrado em Bioquímica acreditado pelo período máximo

Mestrado em Bioquímica acreditado pelo período máximo

•   11 de agosto de 2022

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior avaliou positivamente a qualidade do curso que tem autorização de funcionamento por mais seis anos.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior deu nota positiva ao Mestrado em Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBI), autorizando o seu funcionamento por seis anos, o máximo permitido por lei. A entidade nacional que avalia a qualidade dos cursos superiores destaca que “o ciclo de estudos é de excelente qualidade”.

“A acreditação do Mestrado em Bioquímica, que integra a oferta formativa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências já há bastantes anos, evidencia a garantia de qualidade do curso e o sucesso da aposta continuada da UBI numa das áreas de grande e crescente foco de desenvolvimento, investimento e investigação ao nível nacional e internacional”, salienta o diretor da formação”, Samuel Silvestre.

No relatório que suporta a decisão, a A3ES considera que a UBI tem muito boas instalações físicas e equipamentos, além de um corpo docente estável, multidisciplinar e bastante qualificado, garantindo-se uma formação teórica e prática de elevada qualidade. Também coloca em evidencia o bom ambiente e forte proximidade entre os estudantes, os docentes e os coordenadores, que cria um clima de cooperação e confiança e eleva o grau de satisfação dos alunos.

Neste Mestrado da Faculdade de Ciências (Departamento de Química), os alunos têm contacto com uma forte componente laboratorial, adquirindo experiência em diferentes técnicas no âmbito das Unidades Curriculares e, principalmente, de trabalhos de investigação em curso.

Outro dado positivo é a possibilidade de os estudantes realizarem estágios em meio empresarial ou hospitalar, em alternativa à dissertação, o que tem elevado impacto, não só para a formação como para uma futura entrada no mercado de trabalho. Esta realidade contribui para os elevados níveis de empregabilidade dos graduados pelo ciclo de estudos, que não revelam dificuldades de transição para o mercado de trabalho e que os estudantes e alumni indicam estar globalmente satisfeitos e bem preparados com o ciclo de estudos em questão, o que foi também reconhecido pelos empregadores.

Como consequência das características que dão qualidade ao curso, o mesmo tem tido uma forte e crescente procura, inclusivamente por alunos internacionais, e o número de candidatos tem-se mantido elevado ao longo dos anos.

O 2.º Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Bioquímica visa “uma formação de banda larga e como foi destacado pela A3ES, é diversificado e bem elaborado”, refere o diretor do curso. Tem como objetivos principais oferecer uma formação avançada em Bioquímica e desenvolver nos estudantes as competências que lhes permitam desempenhar com sucesso funções altamente diferenciadas ou atividades de investigação, com aplicações nas áreas das ciências da saúde, da biotecnologia e noutras áreas afins.

Os diplomados adquirem preparados com competências que lhes permitem adaptar-se às diversas necessidades do mercado de trabalho que irão encontrar ao longo da sua vida profissional, para desempenhar funções em laboratórios de análises químico-biológicas (em hospitais, clínicas ou empresas), de análises toxicológicas e de análise de águas e alimentos; em laboratórios de desenvolvimento de produtos e de controlo de qualidade; em centros de ensino e de investigação fundamental e aplicada na área das Ciências da Vida e da Saúde e áreas afins; na indústria farmacêutica, biotecnológica e alimentar, em equipas que visem a promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação nestas áreas científicas; e em empresas (nomeadamente na área de marketing e consultadoria).

O 2.º Ciclo em Bioquímica tem candidaturas abertas até 24 de agosto, que estão disponíveis na plataforma de candidatura online.

2.º Ciclo Bioquímica

Data da última atualização: 2022-08-11