Fatemeh Bagherighajari, estudante de doutoramento em Engenharia Mecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguida com o Best Paper Award durante a 10.ª edição do World Congress on Momentum, Heat and Mass Transfer (MHMT 2025), que decorreu na cidade espanhola de Barcelona.
Além de aluna do 3.º Ciclo, Fatemeh Bagherighajari é investigadora do ClusterDEM Lab, que faz parte do C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais. Com este reconhecimento individual, sai evidenciada, uma vez mais, a qualidade da investigação realizada na UBI e nos seus centros associados.
A conferência que premiou a estudante da UBI decorreu entre os dias 8 e 10 de abril, tendo assinalado a sua 10.ª edição. O congresso MHMT é reconhecido como uma das principais referências internacionais nas áreas da transferência de calor e massa, energia e dinâmica de fluidos, reunindo anualmente centenas de investigadores, engenheiros e académicos de todo o mundo.
|
|
O artigo premiado intitula-se “Computational Analysis of Non-Reacting Flow in a Non-Premixed Burner Featuring a Plasma-Enhanced Bluff-Body Swirler” e é da coautoria de Fatemeh Bagherighajari e dos docentes do Departamento de Engenharia Eletromecânica José Páscoa e Mohammadmahdi Abdollahzadehsangroudi.
O trabalho insere-se no âmbito da tese de doutoramento de Fatemeh Bagherighajari, que está a ser supervisionada por José Páscoa, distinguindo-se pelo uso de metodologias computacionais avançadas na análise de escoamentos não reagentes em queimadores com realce por plasma, oferecendo um contributo relevante para o desenvolvimento de tecnologias energéticas mais eficientes e sustentáveis.