A Universidade da Beira Interior é entidade parceira do projeto UI.CAP - Universidades como interface de Capacitação para a Criação de Emprego Tecnológico. Trata-se de um projeto recentemente aprovado e que tem como objetivo potenciar e reforçar a empregabilidade da comunidade académica, nomeadamente jovens (com idade até 29 anos) investigadores, recém-licenciados e estudantes do 2.º e 3.º ciclos de estudos do Ensino Superior, pela concretização de um plano de ações que visam capacitar e estimular o potencial empreendedor e de inovação de base tecnológica, que se possam materializar na constituição de novas empresas e criação de autoemprego.
Na lista de iniciativas previstas nos dois anos do projeto destacam-se workshops de ideação e capacitação para o empreendedorismo (já em curso - Entrepreneurship Essentials), workshops de desenvolvimento de espírito científico, concursos de ideias de negócio, concursos de valorização de projetos de I&D com potencial de transferibilidade para o mercado, pitch trainning, acesso a redes de mentores, participação na resolução de desafios empresariais, visitas a ecossistemas de inovação europeus, participação em eventos de interação universidade-empresa e difusão tecnológica.
O projeto UI.CAP afigura-se como a continuidade do anterior projeto UI.CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, que decorreu entre 2022 e 2023 e será executado pelo UBInnovative, sector de Transferência de Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual. Teve o seu início no mês de março, com a kick-off meeting que decorreu a 11 de abril, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo o seu término previsto para dezembro de 2026. No caso da UBI, terá um orçamento total de 126.235,55€, sendo cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030, através da União Europeia.
O projeto é liderado pela Universidade de Coimbra e, além da UBI, integram o consórcio UI.CAP as universidades de Aveiro, Trás-os-Montes e Alto Douro e Évora.