Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Hélder Vilarinho em escolas de Valença para mostrar a importância da Matemática

Hélder Vilarinho em escolas de Valença para mostrar a importância da Matemática

  • NOTÍCIA
  •   13 de maio de 2025  

O docente da Faculdade de Ciências da UBI participou na iniciativa “Cientistas regressam à escola” para promover o gosto pelo saber dos números.

Ficheiro com o nome: Helder Vilarinho Escola 04-25

 

Hélder Vilarinho, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), esteve em Valença para desenvolver atividades em escolas básicas, divulgando a Matemática junto das crianças. A sessão inseriu-se na iniciativa “Cientistas regressam à escola”, que promove o diálogo entre investigadores e estudantes de tenra idade, que funciona como uma montra para o conhecimento.

Hélder Vilarinho esteve em duas escolas, a EB de Real (localidade de Gandra) e a EB da Pedreira (Ganfei), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho. A ação de divulgação teve lugar a 30 de abril, abrangeu cerca de 40 crianças no total e lançou a semente para futuros estudiosos de uma área científica de grande relevância.

O docente da UBI salienta a importância deste tipo de ações, que criam espaços propícios a abordar temas específicos de “forma divertida, participada e descomprometida em relação aos currículos escolares”. São atividades que permitem aos alunos “compreender um pouco melhor o que é ser cientista e perceber que a escola lhes oferece condições para isso”, acrescenta. “De um modo global, acredito que podem deixar marcas significativas nos estudantes e contribuir para que desenvolvam uma perspetiva (ainda) mais positiva sobre a Ciência”, acrescenta Hélder Vilarinho, atualmente o diretor do curso de 1.º Ciclo em Matemática e Aplicações da UBI.

   


As sessões dinamizadas pelo docente da Faculdade de Ciências apresentaram, numa primeira fase, matérias avançadas de forma simples e lúdica, mas com o rigor que a Matemática exige. “Tiveram ainda oportunidade de explorar esses conceitos através de atividades em que desempenharam um papel muito ativo, o que implicou, por exemplo, movimentarem-se pela sala de aula”, de acordo com Hélder Vilarinho.

Na segunda parte, descobriram uma curva muito especial: a parábola. Identificaram diferentes contextos do mundo real que lhes são familiares e que podem ser modelados por esta curva (como a trajetória da água projetada num conhecido chafariz da cidade de Valença) e aprenderam a construir uma parábola com materiais muito simples, como cartão e fio.

“Nestas atividades em particular, procuraram-se também conceitos matemáticos novos e interessantes, de forma acessível e cativante, na esperança de despertar — ou reforçar — o interesse deles por esta ciência”, refere o Professor Associado na Faculdade de Ciências, que também é diplomado pela UBI.

 


Ainda no âmbito do mesmo programa, outra cientista com formação na UBI, Adriana Temporão, licenciada em Ciências Biomédicas, e atualmente dedicada à área dos ensaios clínicos, dinamizou workshops em escolas de Valença.

Em março, Marília Figueira (Rise Health – UBI/Faculdade de Ciências da Saúde) esteve na EB Serra da Gardunha, no Fundão, a apresentar temas relacionados, também, com Ciências Biomédicas.

O Programa Cientista Regressa à Escola é uma iniciativa da “Native Scientists” e pretende criar pontes “entre crianças e cientistas, que regressam à sua antiga escola primária para dinamizar oficinas de ciência únicas”, refere o organismo. As atividades em Valença tiveram o apoio da autarquia local.

Data da última atualização: 2025-05-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.