Os membros do consórcio INOVC+ e alguns dos principais agentes do ecossistema regional estiveram reunidos na Universidade da Beira Interior (UBI), no I Encontro Regional do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para Transferência de Tecnologia e Conhecimento da Região Centro.
A iniciativa pretendeu criar sinergias, fomentar a partilha de experiências, conhecimento especializado e boas práticas entre as entidades copromotoras do INOVC+, de forma a estimular e consolidar o trabalho em rede, com o intuito de fortalecer o trabalho do projeto.
.jpg)
O Encontro decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e nas instalações do PARKURBIS, nos dias 9 e 10 de julho, tendo apresentado vários momentos distintos e complementares.
No primeiro dia, teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “Cooperação universidade-empresa – a visão das empresas”, moderada por Mário Raposo (Professor Catedrático da UBI), que contou com a presença de Ana Cristóvão (Neurosov), Hugo Nobre (WD Retail) e Vasco Reis (Capgemini).
Seguiu-se uma sessão sobre “Valorização comercial de resultados de I&D”, dinamizada por António Teixeira (WellAdvisedCo), além de várias sessões de trabalho paralelas, relacionadas com a consolidação do ecossistema de inovação regional, a criação de novos Technology Transfer Office’s (TTO’s) na rede e propriedade intelectual.
Já no segundo dia, o evento decorreu no PARKURBIS, sendo possível conhecer e reunir com a MEPISURFACES, empresa dedicada ao desenvolvimento de peças metálicas para a indústria da moda, mas também com a NOESIS (consultora tecnológica), ambas com o intuito de se efetuar o levantamento de desafios de I&D passíveis de serem resolvidos pela academia e rede parceiros INOVC+.
No âmbito deste evento, foi ainda possível a realização de reuniões do consórcio e uma sessão de partilha e divulgação de iniciativas por parte dos parceiros. O evento foi de cariz restrito a membros do consórcio, bem como a convidados institucionais e empresariais, tendo envolvido, ao longo dos dois dias, cerca de 100 pessoas.
O projeto INOVC+ terá um período de execução até março de 2027 e um investimento total elegível de cerca de 4,11 milhões de euros, sendo que o orçamento da UBI corresponde a cerca de 270 mil euros. É cofinanciado a 85% pelo Portugal 2030, através do programa operacional Centro 2030 e pela União Europeia.
Além da UBI, o projeto conta com uma diversidade de parceiros-chave no ecossistema regional da Região Centro, nomeadamente, as universidades de Coimbra (promotor-líder) e Aveiro e os institutos politécnicos de Viseu, de Coimbra, de Castelo Branco, de Leiria, da Guarda, de Tomar, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, TAGUSVALLEY, ITECONS, Instituto Pedro Nunes, SERQ, BLC3, AEMITEQ, AIBILI, RAIZ, BIKINNOV, STAR INSTITUTE, SEAPOWER, BIOCANT PARK e CCTV.