A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Sociotécnica de Moçambique (UniSoM) vão desenvolver trabalho conjunto nos domínios do ensino, informação, investigação e da extensão universitária. Esta ligação surge na sequência do protocolo de cooperação assinado em junho, e que vai servir de base o aprofundamento das relações entre as duas academias.
O estabelecimento de relações institucionais destina-se a que, “mediante a conjugação de esforços, se valorizem a sações de ambas as instituições, baseando as mesmas numa relação de interesse biunívoco”, refere o documento.
Intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes e a promoção de atividades de formação para pessoal docente, investigador, técnico e estudante são duas das possibilidades do acordo firmado entre as universidades sedeadas na Covilhã e na cidade moçambicana da Beira.
Além destas, prevê-se a implementação de projetos em colaboração de ensino, investigação e extensão, promoção de palestras e simpósios, intercâmbio de informações e publicações académicas e partilha de recursos bibliográficos virtuais.
A UniSoM é uma universidade focada nas áreas em ciências do mar, ciências humanas e tecnológicos, com especial enfoque nas primeiras, visando o desenvolvimento tendo em consideração a internacionalização institucional.
Tem como reitor Martins José Chelene Mapera, que rubricou o protocolo assinado, por parte da UBI, pelo ex-Reitor, Mário Raposo. Na imagem, o reitor da UniSoM está na presença do docente da Faculdade de Artes e Letras, Urbano Sidoncha, que teve um papel importante no estabelecimento da parceria.