Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. 14º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
  3. Call for Papers

Call for Papers

Img:

INFORMAÇÕES DE APRESENTAÇÃO 

POSTER
Os posters aceites deverão cumprir o seguinte tamanho: Vertical tamanho A0 (1189x841 mm)
Os posters deverão ser colocados até às 9.00 horas do dia da apresentação.
Duração da apresentação oral do posters: máximo 2 min

COMUNICAÇÕES ORAIS
Duração da apresentação das comunicações orais: máximo 10 min
As apresentações orais devem ser entregues com antecedência à comissão organizadora.

 

A organização do 14º SDMC convida os interessados a submeterem comunicações originais, nos domínios do desenvolvimento motor da criança, a enquadrar numa das seguintes áreas temáticas:

  • Desenvolvimento, Aprendizagem e Controlo Motor;
  • Affordances, Perceção e Ação;
  • Desenvolvimento em Contextos;
  • Problemas e Desordens no Desenvolvimento;
  • Desenvolvimento Motor e Talento Desportivo.

 

Línguas oficiais do 14ºSDMC

Português e inglês

 

Resumos

As propostas de comunicação (RESUMOS) devem ser submetidos eletronicamente através do template disponível no link abaixo e enviadas para o seguinte endereço eletrónico: 14sdmc2019@ubi.pt ou ohara@ubi.pt

 

Template resumo

Artigos

Os autores dos trabalhos aceites serão convidados a elaborarem um artigo que será publicado no livro de atas do seminário: “14º Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança".
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente através do seguinte endereço de correio electrónico: 14sdmc2019@ubi.pt

 

Template para a elaboração do artigo

 

Normas para a elaboração do artigo

Normas Gerais

Resumo: Máximo 150 palavras;

Abstract: Máximo 150 palavras;

Texto do Artigo (Exceto Resumo, Abstract e Referências e Tabelas): Máximo 2000 palavras; não podendo ultrapassar 6 páginas;

Referências bibliográficas: Máximo de 20 referências com um máximo de 500 palavras;

Tabelas e Figuras: Máximo de 2 tabelas ou até 2 figuras, ou 1 tabela + 1 figura

 

Língua

Os textos devem ser escritos em português seguindo a norma europeia pós acordo ortográfico. Ter em atenção que na língua portuguesa o separador decimal é a vírgula (,) e não o ponto (.).

Também serão aceites textos em língua inglesa (deverão apresentar o resumo e palavras chave em português).

 

Secções

O artigo deve conter as seguintes partes:

  • Título
  • Autores e afiliação
  • Resumo (máximo de 150 palavras)
  • Palavras chave (até 5)
  • Abstract (máximo de 150 palavras)
  • Keywords (até 5)
  • Introdução
  • Metodologia (abrindo subsecções, p. ex. Amostra; Avaliação; Análise dos Dados)
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências Bibliográficas (até um máximo de 20 referências, com um máximo de 500 palavras)
  • Agradecimentos (opcional)

 

Referências bibliográficas e citações

O texto não deve conter mais do que 20 referências com um máximo de 500 palavras.

O estilo adotado é o do tipo “autor-número” (author-number), devendo ser seguido o estilo Vancouver. Recomenda-se o uso de um programa de referenciação bibliográfica (p. ex. EndNote, Mendeley). Os textos devem ser enviados sem os códigos, quer do EndNote quer do Mendeley.

 

As referências no texto a tabelas e legendas devem ser numeradas com numerais Árabes entre parêntesis, com texto superior à linha, de acordo com a ordem de aparecimento, separando com vírgulas as referências múltiplas. A lista de referências deve ser numerada de acordo com a ordem que aparecem no texto. O nome das revistas deve ser abreviado de acordo com a lista da PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Até seis autores devem ser indicados todos os autores, se houver mais de 6 autores devem ser indicados os três primeiros seguido de “et al.”

 

Seguem-se os respetivos exemplos:

Artigo: Rodrigues PC, Vasconcelos O, Barreiros J, Barbosa R. Manual asymmetry in a complex coincidence-anticipation task: handedness and gender effects. Laterality. 2009;14(4):395-412.

Livro completo: Barreiros, J., Cordovil, R. & Carvalheiro, S. Desenvolvimento Motor da Criança. Cruz Quebrada, Lisboa: Edições FMH; 2007.

Capítulo de livro: Cunha, T. & Rebolo, A. Aprender no espaço exterior: perspetivas de adultos e crianças de nível pré-escolar. In Luís Paulo Rodrigues, Filipe Manuel Clemente, Ricardo Lima (Eds.) 10ºs Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Escola Superior de Desporto e Lazer – IPVC; 2017. p. 53-63

onografia, dissertação ou tese: Rodrigues, PC. Preferência manual e assimetria funcional em antecipação-coincidência: estudo em diferentes grupos etários e segundo o género. [Tese de Doutoramento]. Porto: Universidade do Porto; 2010.

 

No que concerne às citações, estas devem ser realizadas de acordo com a formatação abaixo demonstrada:

Citação de um autor,

Quando se pretende indicar o autor – „Segundo Costill (colocar a numeração da referência), o estado atual de (...)“

Quando não se pretende indicar o autor – „A análise da lactatemia constitui-se como um tema bastante interessante (colocar a numeração da referência).“

Citação de dois autores,

Quando se pretende indicar os autores –  „Segundo Wilmore e Costill (colocar a numeração da referência), o estado de (...)“

Quando não se pretende indicar os autores – „O estudo da bioenergética contempla os sistemas aeróbio, anaeróbio láctico e anaeróbio aláctico (colocar a numeração da referência)”.

 Várias citações,

„Tradicionalmente considera-se que a técnica desportiva pode ser analisada de um ponto de vista qualitativo ou quantitativo (colocar a numeração das referências separadas por vírgulas)”.

 

Figuras e tabelas

As Figuras e Tabelas deverão ser numeradas em árabe e inseridos no texto. A numeração deverá ser sequenciada.

Qualquer iconografia deve estar acompanhada de uma legenda, a qual deve ser incluída por baixo das figuras e por cima das tabelas. As abreviaturas e símbolos utilizados terão de ser explicados na legenda, com excepção das unidades de medida.

O texto, deve remeter para uma figura ou quadro pela seguinte forma: “Na Figura 1 verifica-se...”, ou entre parêntesis “(conforme Tabela 1)”. Cada figura ou Tabela deverá surgir apenas depois de ter sido explicitada a sua existência no corpo do texto.

As figuras deverão ter uma resolução de elevada qualidade a preto e branco.

As tabelas apenas contêm linhas horizontais.

Todos os valores  devem ser apresentados com duas casas decimais, independentemente do nível de significância, a não ser que sejam inferiores a 0,01, sendo nestes casos apresentados com três casas decimais. Qualquer valor de p inferior a 0,001 deverá ser expresso com p < 0,001. Os valores de p nunca podem ser iguais a 0 (zero) ou a 1 (um). Os valores p podem colocar-se em notas utilizando “*”, geralmente “*”., “**” e “***” para p < 0,05, 0,01 e 0,001 respetivamente.

 

Arbitragem

No processo de revisão por pares, os membros da Comissão Científica farão uma apreciação sobre o trabalho submetido. Se houver sugestões ou comentários os autores serão notificados para poderem proceder à revisão do trabalho.

 

Comunicações

Existirão no 14º SDMC os modelos de comunicação oral e comunicação por poster. Os autores devem manifestar a intenção do formato de comunicação aquando da submissão do resumo sem, contudo, tal vincular a decisão da comissão organizadora

Data da última atualização: 24/10/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.