Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Economia e Gestão do Transporte Aéreo

Economia e Gestão do Transporte Aéreo

Código 10383
Ano 4
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Aeronáutica e Astronáutica
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O Transporte Aéreo desenrola-se num ambiente cada vez mais complexo devido, por um lado à diversidade dos agentes envolvidos e, por outro, ao papel que este representa em termos de desenvolvimento económico.

A Economia e Gestão do Transporte Aéreo pretende enquadrar tal realidade aos níveis nacional e internacional, procurando desenvolver nos alunos, por um lado um raciocínio crítico em torno da matéria e, por outro, as competências que lhes permitam tomar as opções mais adequadas se confrontados com processos de tomada de decisão em cenários reais.
Conteúdos programáticos Capítulo 1. Importância dos Transportes: Perspetiva Sistémica; Planeamento do Transporte; Mobilidade e Transporte; Características dos Sistemas de Transporte; Acessibilidade e Transporte; Transporte e Sustentabilidade; Globalização e Transporte; Casos de Estudo.
Capítulo 2. Economia dos Transportes: Procura, Oferta e Equilíbrio; Sensibilidade da Procura; Alterações das Elasticidades; Modelo de Kraft; Elasticidades Diretas e Cruzadas; Excedente da Procura; Oferta de Transporte; Custos Associados; Políticas de Preço; Previsão da Procura, da Receita e da Despesa; Exercícios; Casos de Estudo.
3. Capítulo 3. Economia e Gestão do Transporte Aéreo: A Indústria do Transporte Aéreo, Mercado e Serviços de Transporte Aéreo; Custos e Produção; Infraestruturas do Transporte Aéreo; Economia Internacional e Transporte Aéreo; Políticas de Open Skies e de Global Alliances; Estrutura de Mercado e Monopólios; Previsão em Transporte Aéreo; Política de Preços, Companhias Aéreas Low Cost; Casos de Estudo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologia de Ensino: as aulas são de carácter teórico-prático recorrendo-se à resolução de exercícios e à análise de casos de estudo que facilitem a compreensão da matéria exposta. Prevê-se ainda a distribuição aos alunos de diversa documentação de apoio.
Avaliação de Conhecimentos: o processo é composto por um único momento de avaliação, a Frequência e/ou o Exame, provas graduadas numa escala de 0-20 valores. Não há nota mínima para admissão a Exame, e os alunos podem recorrer a Exame para melhoria da classificação obtida por Frequência – contando sempre a melhor classificação de ambos os momentos de avaliação. O aluno terá Aprovação na UC desde que obtenha uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. Durante o semestre não há controlo de presenças.
Bibliografia principal Young, S, and A. Wells, A. (Ed) (2019) Airport Planning & Management (7th Edition), New York, McGraw-Hill, ISBN: 978-1260143324.
Vasig, B., Fleming, L. and T. Tacker (2016) Introduction to Air Transport Economics. From Theory to Applications (2nd Edition), Routledge, USA, ISBN: 1-4094-5487-8.
Schmitt, D. and V. Gollnick (2016) Air Transport System, Springer-Verlag, Wien, DOI: 10.1007/978-3-7091-1880-1.
Macário, R. and Eddy Van de Voorde (2011) Critical Issues in Air Transport Economics and Business, Routledge, USA, ISBN: 0-203-84533-1
Maria Emilia Baltazar, Jorge Silva (2020) Spanish airports performance and efficiency benchmark. A PESA-AGB study, Journal of Air Transport Management, Vol. 89 (101889), DOI: 10.1016/j.jairtraman.2020.101889.
Baltazar, Maria Emília; Rosa, Tiago; Silva, Jorge (2018) Global decision support for airport performance and efficiency assessment, Journal of Air Transport Management, Vol. 71, pp 220-242, DOI: 10.1016/j.jairtraman.2018.04.009.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-09-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.