Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto de Tese de Doutoramento

Projeto de Tese de Doutoramento

Código 15056
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária OT(9H)/S(12H)
Área Científica INVESTIGAÇÃO E CULTURA DA ARQUITETURA
Objectivos de Aprendizagem O/A estudante deve ter um conhecimento aprofundado de diversas matérias relacionadas com o corpus teórico da Arquitetura. Deve ter capacidade de investigação, interpretação e reflexão crítica.
A reflexão crítica deve ter sempre em conta uma relação com a História, a Teoria e a Crítica da Arquitetura, numa análise correta de estilos, movimentos e autores.
Para além do conhecimento do corpus teórico da Arquitetura, o/a estudante deve ter um conhecimento alargado de várias matérias, privilegiando uma constante transdisciplinaridade entre Arquitetura, Urbanismo, Património, Território, Tecnologias e Ciências Sociais. Compreensão dos métodos de investigação, no domínio do conhecimento e investigação do tema de doutoramento, e consequente caracterização do problema que se pretende estudar.
O/a estudante deve elaborar o seu Projeto de Tese, tendo em conta as questões da metodologia, do estado de arte, da estrutura da investigação e dos objetivos pretendidos para um trabalho desta natureza.
Conteúdos programáticos 1. Promoção da análise, do debate teórico e da reflexão sobre as múltiplas visões da Arquitetura, decorrentes dos principais movimentos e correntes arquitetónicas, tentando posicionar os/as estudantes perante os dogmas, os paradigmas e as particularidades das épocas, das sociedades e dos respetivos contextos.
2. Enquadramento das áreas de especialização disponíveis na Área Disciplinar de Arquitetura.
3. Estudo aprofundado do estado da arte no domínio científico de investigação escolhido.
4. Definição clara da questão da investigação e justificação do tema proposto.
5. Definição de objetivos de investigação gerais e específicos, e proposta de métodos de investigação.
6. Levantamento das questões em aberto para a realização de trabalhos futuros e caracterização do problema de estudo propriamente dito.
7. Apresentação de resultados preliminares alcançados e esperados, incluindo comunicações e publicações.
8. Preparação, apresentação e discussão do projeto de investigação: Plano de Tese.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Organizar uma metodologia própria e um processo individual que se adapte, de uma forma natural, a cada estudante.
Estabelecer diferenças, permitindo uma constante heterogeneidade que conflua para uma homogeneidade ao nível da participação e do desenvolvimento de cada trabalho.
Relacionar a investigação em Arquitetura com a sociedade contemporânea nas mais diversas áreas, promovendo a multidisciplinaridade e o conhecimento alargado a diversas áreas: Cinema, Pintura, Escultura, Design, Filosofia, Literatura, Música, Ecologia, Urbanismo e Engenharia.
Promover o espírito de pesquisa, de participação e de confronto de ideias ao nível teórico e crítico. Perceber as dicotomias entre: passado/presente, real/imaginário, Arquitetura/Urbanismo, História/Teoria da Arquitetura.
Estimular a descoberta de estudos científicos recentes e conteúdos teóricos e aplicados sobre avanços relevantes na área da investigação a explorar.
Bibliografia principal Bibliografia específica para cada estudante, tendo em conta o seu tema de investigação.
Revistas científicas, artigos de conferências e livros:
- Revistas académicas, com revisão por pares, que publicam artigos originais de investigação num campo específico;
- Atas de conferências: artigos apresentados em conferências que forneçam um retrato de tendências e avanços atuais nas linhas de investigação exploradas;
- Livros sobre métodos de investigação, que revelem uma visão geral dos métodos e técnicas de investigação, e livros relevantes sobre os temas de investigação em desenvolvimento.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-02-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.