|
Objectivos de Aprendizagem |
Objetivos: Desenvolver a aquisição de conhecimentos sobre os diferentes âmbitos da Paisagem, culturalmente transformada e humanizada, a partir dos conteúdos e temas tratados nas aulas, da investigação a realizar pelos estudantes, sobre um tema ou realidade em concreto, e da concretização de trabalho analítico de síntese (de carácter fenomenológico e científico), sobre um caso de estudo selecionado, representativo dos resultados alcançados. Competências: Domínio dos conceitos de Paisagem, Paisagem Natural e Paisagem Cultural. Estudo dos vários processos de intervenção humana na Paisagem Natural e na Paisagem Urbana. Diferenciação das ações decorrentes da Arquitetura Popular, da Arquitetura Vernácula, da Arquitetura Erudita e da Arquitetura Paisagista. Entendimento da Paisagem Cultural como resultante duma evolução espontânea, de carácter vernáculo, do espaço humanizado, em equilíbrio com o contributo histórico e civilizacional da ação criativa de base erudita, e incentivo à investigação
|
|
Conteúdos programáticos |
1. A Paisagem Natural como suporte e agente da transformação do território pela ação humana. 2. A intervenção humana na Paisagem Natural em âmbitos diferenciados: Arquitetura Popular, Arquitetura Vernácula, Arquitetura Erudita (civil e militar) e Arquitetura Paisagista. 3. A construção da Paisagem Urbana decorrente dos mesmos âmbitos. 4. A Paisagem Cultural como resultante duma evolução espontânea, de carácter vernáculo, do espaço humanizado, em equilíbrio com o contributo histórico e civilizacional da ação criativa de base erudita. 5. O Projeto (de Arquitetura, Urbano e/ou Paisagístico) como ação intelectual, técnica e artística de transformação sustentável e inteligente da Paisagem.
|
|
Bibliografia principal |
AAVV, Arquitectura Popular em Portugal, Vol 1 e Vol. 2, Ed. Ordem dos Arquitectos, Lisboa, 2004. Bacon, Edmund N., Design of Cities, Penguin Books, Michigan, 1967. Jellicoe, Geofrey e Susan, El Paisaje del Hombre: la conformacion del entorno desde la prehistoria hasta nuestros dias, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 1995. Norberg-schulz, Christian, “A Paisagem e a Obra do Homem”, in Revista Arquitectura, nº102, p.52. Norberg-schulz, Christian, Genius Loci, Towards a Phenomenology of Architecture, Ed. Rizzoli, New York, 1984. Pires, Amílcar Gil, A Quinta de Recreio em Portugal - Vilegiatura, Lugar e Arquitetura, edição da ‘Caleidoscópio - Edição e Artes Gráficas, SA’, Casal de Cambra, Dezembro de 2013. Steenbergen, Clemens; Reh, Wouter, Arquitectura y Paisaje, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2001. Thiis-evensen, Thomas, Archetypes in Architecture, Oxford University Press, Oxford, 1994.
|