Objectivos de Aprendizagem |
A unidade curricular de Hidráulica II pretende proporcionar aos alunos uma formação adequada no domínio dos escoamentos com superfície livre, em orifícios e descarregadores e em meios porosos, e ainda, das características e condições de funcionamento de turbinas e de bombas hidráulicas. Garantir uma base sólida na resolução de problemas ou aplicações desta área na Engenharia Civil. Pretende-se ainda contribuir para a sua capacitação no âmbito do pensamento crítico na resolução de problemas e na aquisição de aptidões interpessoais de trabalho em equipa.
No final da unidade curricular os alunos devem ter adquirido as seguintes competências: a) Domínio do cálculo de regolfos em regime permanente e em canais com fundo fixo. b) Domínio da determinação da capacidade de vazão em orifícios e descarregadores. c) Domínio do cálculo de caudais e de níveis piezométricos de escoamentos unidirecionais em meios porosos homogéneos. d) Compreensão da escolha e do funcionamento de bombas e turbinas.
|
Bibliografia principal |
- Apontamentos do docente para apoio à unidade curricular(disponibilizados no E-CONTEÚDOS). - Manzanares, A.A. (1980). Hidráulica Geral II, Associação de Estudantes do IST. - Quintela, A.C. (1985). Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian. - Chow, V.T. (1959). Open Channel Hydraulics, McGrawHill. - Barbosa, J. N. “Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral” (2 vol.), Porto Editora, 1985. - French, R. H., “Open Channel Hydraulics”, McGraw-Hill, 1986. - Henderson, F. M., “Open Channel Flow”, McMillan, 1966. - Lencastre, A. “Hidráulica Geral”, 1983.
|