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Retórica

Código 10966
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(10H)/T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem A leccionação desta U.C. pretende colocar o aluno em condições de
1. Perceber a relevância da Retórica à luz dos seus questionamentos fundamentais;
2. Situar a diversidade de autores e obras nos seus múltiplos contextos culturais;
3. Assimilar a aplicabilidade da Retórica no quadro das suas múltiplas explicitações históricas e inscrições culturais
Conteúdos programáticos 1. O desenvolvimento histórico da retórica
1.1. Questões preliminares: do poder da bela palavra (eloquência e oratória) à palavra convincente do poder (persuasão e retórica)
1.2. As origens: de Siracusa a Atenas. Retórica e propriedade: provar (o) que é meu. Retórica e poder: a ascensão demagógica da tirania. Retórica e educação: a apropriação sofística da democracia. A crítica platónica da retórica sofística.
1.3. O fundamento filosófico da retórica em Isócrates: persuadir pela argumentação e pela acção. A sistematização aristotélica da retórica: ethos, pathos, logos.
1.4. A retórica ao serviço da crença religiosa.
1.5. O renascer da retórica na segunda metade do século XX: a “nova retórica” e os seus enraizamentos jurídico-políticos e propagandístico-ideológicos.
2. A retórica nas sociedades mediatizadas
2.1. Da retórica presencial à retórica mediatizada.
2.2. Retórica e indústrias da persuasão: a retórica da imagem; retórica, marketing e tecnologia.
2.3. As retóricas da acção: entre o ver fazer comunicativo e o fazer agir performativo.
2.4. A arte de persuadir, credibilizar e manipular.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação CFAEA = média ponderada 2 frequências escritas obrigatórias [a não realização de uma ou de ambas implica ida a Exame]: 40% 4 relatórios escritos individuais sobre investigação acerca dos textos de leitura obrigatória, redigidos quinzenalmente sem consulta em OT: 35% 1 Trabalho de grupo: 20% Atitude aula: / participação evento científico 5% Classificação final mínima de Ensino-Aprendizagem = 6 valores EXAME Classificação Final de Exame = média CFEA (40%) + Classificação de Exame (60%) Melhoria de Nota (após Frequência com Aprovação) = prevalece a nota mais elevada NB Não serão admitidos a Exame, e por isso Reprovados, os alunos com uma taxa de absentismo superior a 20% (equivalente a 3 faltas ou mais num total de 15 aulas previstas) aferível pelo registo de presencialidade [exceptuando os Estudantes-Trabalhadores, os quais têm direito a até 50% de faltas (equivalente até 7 faltas), incluindo os dois momentos de avaliação frequencial a realizar nas mesmas datas que os restantes alunos]
Bibliografia principal Fontes de leitura obrigatória
ARISTÓTELES (1998). Retórica. Lisboa: IN-CM
PERELMAN, C. – OLBRECHTS-TYTECA, L. (2005). Tratado da argumentação. A nova retórica. S. Paulo: Martins Fontes
REBOUL, O. (2004). Introdução à retórica. S. Paulo: Martins Fontes
TODOROV, T. (1979). Esplendor e miséria da retórica e Fim da retórica. In: Teorias do símbolo (pp. 55-123) Lisboa: Edições 70
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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