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Religião e Cultura

Código 10971
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cultura
Tipo de ensino Teórico-prático e presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem A leccionação desta U.C. pretende colocar o aluno em condições de pensar, criar e comunicar Cultura, conferindo a capacidade de reconhecer a relevância da dimensão religiosa em face dos desafios epistemológicos das novas humanidades.
Conteúdos programáticos 1) Religião e Cultura
1.1. A relação arcaica entre Sagrado e Profano na fundação das Culturas: polissemias de «hierophania», «sacer» e «prophanum». Mito, símbolo e rito como determinações essenciais da Cultura
1.2. As noções de religião e cultura: polissemias dos termos «cultum» e «religio»
1.3. Matrizes religiosas civilizacionais: dos politeísmos aos monoteísmos

2) Cultura sem Religião
2.1. Antigas críticas à religião: Xenófanes, Crítias, Lucrécio
2.2. A cultura moderna como crítica da religião: ateísmo e antiteísmo
2.3. A Política e a Ciência Modernas como substitutos da religião: os ideais da Revolução Francesa e do Positivismo; a apologia da Secularização e da Laicidade

3) Religião sem Cultura?
3.1. O retorno dos fideísmos: sectarismos, fanatismos e fundamentalismos
3.2. Religião e Violência: o problema da intolerância religiosa e cultural. Choque de civilizações? Ética global?
3.3. Religião e Cultura: reevocação intercultural e ecuménica da não-violência religiosa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO CFAEA = média ponderada dos seguintes instrumentos avaliativos: 2 frequências escritas obrigatórias, sendo que a não realização de uma ou de ambas implica ida a Exame [40%]; 4 relatórios escritos individuais sobre a investigação acerca dos textos de leitura obrigatória, redigidos quinzenalmente sem consulta, em contexto de OT [35%]; Trabalho de investigação de grupo com apresentação oral pública: [20%]; Atitude em aula [5%]. CLASSIFICAÇÃO FINAL EXAME = média CFEA (40%) + Classificação de Exame (60%), sendo que, em contexto de melhoria de nota (após Frequência com Aprovação) prevalece a nota mais elevada. Não serão admitidos a Exame, e por isso Reprovados, os alunos com uma taxa de absentismo superior a 20% (equivalente a 3 faltas ou mais num total de 15 aulas previstas) aferível pelo registo de presencialidade [exceptuando-se da taxa de absentismo estabelecida apenas os casos devidamente tipificados por lei e pelos regulamentos da universidade, como trabalhadores-estudantes, dirigentes associativos, etc.]
Bibliografia principal Fontes de leitura obrigatória

ENUMA ELISH. Epopeia da criação, trad. port. The Seven Tablets of Creation, London: Luzac and Co., 1902
> texto integral

XENÓFANES, in Fragmentos presocráticos, Madrid, Alianza Editorial, 2008
> Fragmentos seleccionados

S. GREGÓRIO DE NISSA, Criação do Homem, São Paulo: Paulus, 2011
> Excertos seleccionados

NIETZSCHE Friedrich, A Gaia Ciência, in Obras Incompletas, São Paulo: Nova Cultural, 1999
> Excertos seleccionados


Manuais de consulta complementar

AA.VV., O Sagrado e as Culturas, Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1992 [COTA BIBLIOTECA Central UBI: CA-291-00002]

ELIADE Mircea, O Sagrado e o Profano, Lisboa, Ed. Livros do Brasil, [s.d.] [COTA BIBLIOTECA Central UBI: LL-1-00392]
FRIEDLANDER Albert, Globalização: ciência, cultura e religiões, Lisboa: Dom Quixote, 2003 [COTA BIBLIOTECA Central UBI: CA-3.2-00088]

RODRIGUES Donizete (Org.), Em nome de Deus: a religião na sociedade contemporânea, Porto: Afrontamento, 2004 [COTA BIBLIOTECA Ciências Sociais e Humanas: 1]

ROSA José Maria Silva (em col.), “Religião”, in Verbo. Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura – Edição Séc. XXI, vol. 25, Lisboa: Verbo, 2003, cols. 10-53 [COTA BIBLIOTECA Ciências Sociais e Humanas: 1]

ZILLES Urbano, «A crítica da religião na modernidade», in INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade, 3 (2008) 4, pp. 37-54 [NB: ficheiro pdf disponível]
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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