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Prototipagem em Jogos Digitais

Código 11150
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem - Introduzir os conceitos principais sobre prototipagem (em papel e em computador) de jogos digitais. - Desenvolver protótipos funcionais que permitam aos alunos testar e refinar os conceitos de design de jogos de forma rápida e eficaz. - Esta unidade curricular tem como objectivo geral proporcionar ao aluno uma visão abrangente do design, prototipagem e desenvolvimento de jogos.
Conteúdos programáticos - Introdução à Interface do Unity3D; - Introdução à linguagem C# para o Unity3D: variáveis e componentes, operadores boolenos e instruções condicionais, loops, listas e arrays, funções e parâmetros, debugging, classes e pensamento orientado a objectos. Todos estes conceitos são ensinados através de desenvolvimento e programação "hands-on". Com este objectivo, serão desenvolvidos diversos (pequenos) protótipos digitais 2D e 3D ao longo da UC e também um projecto final que consiste numa vertical slice de um jogo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos programáticos serão leccionados com o apoio de aulas práticas e demonstrativas recorrendo a exercícios práticos. No final de cada tópico os alunos terão de desenvolver um pequeno e rápido protótipo. No decorrer do semestre os alunos têm também de desenvolver um projecto que será o objecto de avaliação. 1. Elementos de Avaliação A avaliação irá centrar-se no desenvolvimento de um projecto ao longo do semestre e tem 4 momentos de avaliação. 1º Momento de Avaliação – 5% Entregáveis: Apresentação; Documento com o conceito do jogo 2º Momento de Avaliação – 15% Entregáveis: Apresentação; Protótipo/build; Source code 3º Momento de Avaliação – 35% Entregáveis: Apresentação; Alpha/build; Source code; Spec Sheet 4º Momento de Avaliação – 45% Entregáveis: Apresentação; build final; Source code; Spec Sheet; relatório individual; Trailer do jogo
Bibliografia principal Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: from the Concept to Playable Game - with Unity and C#. Jeremy Gibson; 2nd edition, 2017. Unity in Action: Multiplatform Game Development in C# with Unity 5. Joe Hocking. Manning Publications, 1st edition, 2015. 2D Graphics Programming for Games. John Pile Jr., A K Peters/CRC Press; 1 edition, 2013. 3D Game Programming All in One. Kenneth Finney, Delmar Cengage Learning; 3rd Revised edition edition, 2012. Programming Game AI by Example. Mat Buckland, Wordware Publishing, Inc., 2004. Game Development Essentials: An Introduction. Jeannie Novak, Cengage Learning; 3 edition, 2011. Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. Tracy Fullerton, CRC Press; 2 edition, 2008.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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