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Interfaces Design de Moda e Tecnologia

Código 11325
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária T(45H)
Área Científica Materiais e Tecnologias
Objectivos de Aprendizagem 1.Aprofundar e consolidar os conceitos envolvidos no design de produtos moda. 2. Adquirir conhecimento sobre os territórios de intervenção do design moda e tecnologia na conceção e desenvolvimento de soluções no projeto de produtos de moda. 3. Desenvolver capacidades de análise crítica objetiva, de inovação e idealização de novas soluções integrando conhecimentos de materiais, tecnologia, suas características e efeitos nas aplicações em produtos. 4. Identificar áreas de interceção entre estética-tecnologia através do design conceptual de produtos de moda 5. Analisar criticamente as potencialidades dos "smart textiles" como forma de inovação e criatividade no desenvolvimento de produtos de moda.
Conteúdos programáticos 1. Relação entre Design de moda e tecnologias Integração de perspetivas na conceptualização de produto de moda Metodologias e ferramentas utilizadas na geração, análise e seleção de ideias e conceitos de produtos Ciclo dinâmico de desenvolvimento de um produto 2. Design conceptual de produtos de moda Creative problem solving, exploração sistemática (analogias e transposições, matriz de descobertas, etc.) Modelos tridimensionais de produtos de moda Experimentação conceptual de novos materiais e novas formas. Exploração da relação entre a estética e a tecnologia. Projeto de design de moda e sua relação com o desempenho do produto, o valor percebido pelo consumidor e a posição competitiva do produto 3. Smart textiles O vestuário como interface de extensão do Homem. Análise e discussão de casos Design engeneering de novas soluções envolvendo materiais e tecnologia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Assiduidade. Classificação mínima de ensino-aprendizagem. Classificação de trabalho experimental/laboratório/trabalho de campo entregue.


Bibliografia principal Briggs-Goode, A. and Townsend, K. (Ed.), Textile design: Principles, advances and applications, Nottingham Trent University, UK, Woodhead Textiles Series No. 112, 2011, ISBN 1845696468 Horne, L. (Ed.), New product development in textiles: Innovation and production, University of Manitoba, Canada., Woodhead Textiles Series No. 10, 2011, ISBN 1845695380 Inns, T. (Ed.), Designing for the 21st Century: Interdisciplinary Methods and Findings, Volume 1 e 2, University of Dundee, UK, 2010. Frings, G., Fashion from concept to consumer, 9 th ed., Pearson Education, 2008. Seymour, S., Fashionable Technology: The Intersection of Design, Fashion, Science and Technology, Springer Publisher, 2008, ISBN 9783211745007 Mattila, H., Intelligent textiles and clothing, Woodhead Publishing, UK, 2006 Quinn, B., Textile Futures - fashion, design and Technology, Berg Publishing, UK, 2010 Moghazy, Engeneering Textiles- Integrating the design and manufacturing of textile products, Woodhead Pub., Uk, 2009
Língua Português
Data da última atualização: 2020-11-27
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