Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade
  4. Seminário de Investigação

Seminário de Investigação

Código 11334
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária S(90H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Este Seminário de Investigação articula-se em torno de projetos em curso nas instituições participantes no doutoramento ou nas redes internacionais a elas associadas. As sessões organizam-se em três módulos principais. O 1º pretende proporcionar aos doutorandos o acesso a fontes de informação e o desenvolvimento de capacidades de seleção de informação em função de objetos de pesquisa. O 2º centra-se na apreensão e aferição de instrumentos metodológicos que permitam o desenho dos projetos individuais dos doutorandos e a identificação das metodologias mais adequadas para a sua consecução. No 3º módulo pretende-se que os doutorandos auto-avaliem e avaliem coletivamente os projetos individuais elaborados tendo em consideração os resultados expectáveis, a acumulação de conhecimento, a intervenção social e as potenciais aplicações económicas e industriais.
Conteúdos programáticos i) Fontes de informação: pesquisa em bases bibliográficas e de dados, organização de bibliotecas online para suporte das pesquisas individuais, processos de observação seletivos com vista à identificação de potenciais fontes de informação não-organizadas, identificação e sistematização de indicadores;
ii) Desenho de pesquisa e identificação de instrumentos metodológicos: os doutorandos avaliam os projetos em curso e propõem os seus projetos individuais com base em categorias como: pertinência e justificação; enquadramentos teóricos; questões de pesquisa; metodologias utilizadas e resultados; validação dos resultados;
iii) Contributo das pesquisas para a área de conhecimento e para a sociedade: é solicitado aos estudantes que identifiquem os aspetos originais da sua investigação, bem como os contributos advindos de outras investigações em curso para o avanço do conhecimento teórico, ganhos para a sociedade e para qualidade da democracia e da cidadania.
Bibliografia principal Alasuutari, P. (1999) Rethinking the Media Audience, London: Sage.
Decon, D., Pickering, P. e Murdock, G. (1999) Researching Communications, Londres: Arnold.
Gaskell, George e M. W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Pertrópolis: Vozes.
Hine, C.(ed.) (2005) Virtual methods: issues in social research on the internet, N York: Berg Publishers
Jensen, K. B., Jankowski (eds) (1993) Metodologias caulitativas de investigacion en comunicacion de masas, Barcelona: Bosh.
Johns, M.D., Shing-Ling Sarina, C., Hall, G.J. (ed.) (2004) Online Social Research: Methods, issues & Ethics, NY: Peter Lang
Markham, A. N. and Baym, N. K. (2008) Internet Inquiry: Thousand Oaks, CA: Sage.
Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Pickering, M. (ed.) (2008) Research Methods for Cultural Studies. Edinburg: Edi. University Press.
Tremayne (Ed.) (2006) Blogging, citizenship, and the future of media. London: Routledge.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.