Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Fiabilidade e Manutibilidade

Fiabilidade e Manutibilidade

Código 11709
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem 1) Adquirir os conhecimentos associados aos conceitos de função de um equipamento, de falha e avaria, de modos de falha, de causas de falha, de fiabilidade e suas etapas, de manutibilidade, de taxa de avarias, e de taxa de reparações.
2) Desenvolver os estudos e conhecimentos relacionados com a Manutenção Centrada na Fiabilidade, com as distribuições discretas e contínuas de probabilidade, e com a medição da Fiabilidade.
3) Abordar os aspectos relacionados com a normalização respeitante à fiabilidade e à manutibilidade, de forma a que os alunos possam tomar contacto e aplicar posteriormente, na sua vida activa profissional, os aspectos regulamentares daquelas duas matérias.
4) Estimular o espírito crítico.
Conteúdos programáticos 1) Políticas e modelos de manutenção. Manutenção correctiva, preventiva sistemática, preventiva condicionada, e melhorativa. Manutenção produtiva total, manutenção centrada na fiabilidade, manutenção baseada no risco, manutenção centrada na fiabilidade simplificada, fiabilidade de implementação rápida, fiabilidade centrada no operador, manutenção pró-activa.
2) Funções de probabilidade. Discretas (leis binomial, hipergeométrica, Poisson); contínuas (funções normal, normal-logarítmica, exponencial, bi-variável, gama, qui quadrado, Student, Fisher, e Weibull).
3) Fiabilidade. Definição, tipos e causas de falha, fiabilidades intrínseca e extrínseca, análise de falhas, ciclo de vida, sistemas reparáveis e não reparáveis, RAMS, medição empírica e cálculo da fiabilidade, curva de mortalidade, fiabilidade de sistemas, casos de estudo.RCM
4) Manutibilidade. Definição, tempos médios, disponibilidade, normalização, contagens de tempo em exploração, intervalos entre inspecções, casos de estudo.
Bibliografia principal 1) Carlos Cabrita, Carlos Silva. Organização e Gestão da Manutenção Industrial. Edição dos autores, UBI, 2002.
2) Carlos Cabrita. TPM. Manutenção Produtiva Total. Teoria, Métodos, Indicadores de Desempenho. Edição do autor, UBI, 2003.
3) Carlos Cabrita, Carlos Fernandes. Manutenção Centrada na Fiabilidade em Accionamentos Eléctricos com Motores de Indução Trifásicos. Teoria, Métodos, Exemplos Práticos. Edição dos autores, UBI, 2005.
4) Carlos Cabrita. Manutenção Industrial. Novas Filosofias e Práticas. Edição do autor, UBI, 2006.
5) Carlos Cabrita. RCM. Manutenção Centrada na Fiabilidade. Teoria, Métodos, Indicadores de Desempenho, Exercícios Práticos. Edição do autor, UBI, 2007.
6) Rui Assis, Apoio à Decisão em Manutenção na Gestão de Ativos Físicos, 2ª Edição, ISBN: 978989-752-112-6. Editora: LIDEL
7) Fernando Dias Amaral, Gestão da Manutenção na Indústria, 2016, ISBN: 978-989-752-151-5, Editora: LIDEL
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.