Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Cálculo II

Cálculo II

Código 11847
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Teórico-prático em regime presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular constitui uma introdução ao cálculo diferencial e integral em IR^n. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: a) Resolver alguns tipos de Equações Diferenciais Ordinárias. b) Calcular limites de funções de várias variáveis. c) Estudar a continuidade de funções de várias variáveis. d) Derivar funções de várias variáveis. e) Aplicar as derivadas ao cálculo de máximos e mínimos. f) Integrar funções de várias variáveis. g) Aplicar o cálculo integral para determinar áreas e volumes.
Conteúdos programáticos 1. Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias. Equações separáveis; equações lineares de 1ª e 2ª ordem. 2. Funções de R^n em R^m: Breves noções de topologia em R^n; Limites; Continuidade 3.Cálculo diferencial em R^n: Derivadas parciais e derivadas direccionais; Diferenciabilidade de funções de R^n em R^m;Derivadas de ordem superior; Teorema de Schwarz; Extremos locais e extremos absolutos; Extremos condicionados: método dos multiplicadores de Lagrange 4.Cálculo integral em R^n: Integral de Riemann: definição e exemplos; Propriedades das funções integráveis; Mudança de coordenadas; Aplicações
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. 3 Momentos de avaliação: a avaliação do ensino-aprendizagem é periódica. Realizam-se 2 testes e uma Prova complementar de Defesa de Nota superior ou igual a 12 valores. Pelo menos um dos Testes será realizado online devido ao contexto de epidemia pandémica (27 de abril) e será cotado para 9 valores. Caso seja possível, o 2º Teste será um TESTE PRESENCIAL no dia 12 de junho, com os alunos divididos em 8 salas, e será cotado para 11 valores.
2. Será realizada uma PROVA COMPLEMENTAR OBRIGATÓRIA DE DEFESA DE NOTA, por todos os alunos com soma das classificações dos 2 Testes superior ou igual a 12 valores, que queiram manter essa classificação. Os alunos que não defenderem a nota terão a classificação de 11 valores assegurada.
3. Classificação mínima de ensino-aprendizagem para aprovação na unidade curricular: 10 valores.
4. Devido ao contexto de epidemia pandémica é concedida frequência a todos os alunos.
5. A classificação mínima para aprovação em Exame são os 10 valores.

Bibliografia principal - Apostol,T.M., "Calculus",Volume II, John Wiley & Sons, 1968. - Lang, S., "Calculus of Several Variables", Undergraduate Texts in Mathematics, Third Edition, Springer-Verlag, 1987. -Stewart, J., Cálculo, Volumes I e II, Tradução da 6a edição Norte-Americana, Cengage Learning, 2010.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-07-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.