Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Desenvolvimento Curricular

Desenvolvimento Curricular

Código 12048
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se construir um quadro compreensivo e integrador do desenvolvimento curricular (DC) com aprofundamento de conhecimentos e competências no domínio dos processos e projetos de desenvolvimento e gestão curricular. No final da UC o estudante deve ser capaz de: 1. Problematizar o conceito de currículo; 2. Conhecer os principais paradigmas, teorias, conceções e orientações curriculares; 3. Refletir sobre o papel do professor de Português e Espanhol na gestão e no desenvolvimento curricular; 4. Analisar perspetivas de intervenção pedagógica assumindo como referenciais os resultados da investigação curricular; 5.Contribuir para o trabalho colaborativo em equipa; 6.Comunicar e fundamentar, de forma oral e escrita, o processo e resultados da sua atividade; 7.Utilizar estratégias auto-regulatórias da aprendizagem (ex. organização e transformação, auto avaliação).
Conteúdos programáticos 1. Currículo e Desenvolvimento Curricular 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Paradigmas, Teorias e Modelos Curriculares 1.3. Organização curricular e orientações normativas 2. Escola e Currículo 2.1. Currículo como projeto 2.2. Projetos curriculares 2.3. Papel e funções curriculares do professor 3. Aprendizagem e Currículo 3.1. Organização e gestão da aprendizagem 3.2. Diferenciação, flexibilização e integração curricular 4. Processos de inovação, avaliação e gestão curricular 4.1. Fundamentos e práticas 4.2. Avaliação das aprendizagens
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem e as metodologias pedagógicas desenvolvem-se em sessões teórico-práticas (com exposição e discussão de conteúdos; com apresentação, pelos alunos, da organização curricular do sistema educativo português, com análise de projetos curriculares e instrumentos de avaliação de competências; com construção de ferramentas de avaliação) orientação tutorial (com esclarecimento de dúvidas, monitorização das atividades em curso e feedback sobre o trabalho realizado) e estudo independente (com revisão da literatura e aprofundamento de conhecimentos).
Bibliografia principal Francisco Sousa (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto Editora
Maria P. Alves (2004). Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto Editora.
GTI (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. APM.
José A. Pacheco (2002). Políticas de integração curricular. Porto Editora.
Kelley (2009). The currriculum: Theory and practice. Sage Publications.
Maria C. Roldão (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências - as questões dos professores.Editorial Presença.
José M. Ruiz (2005) . Teoria del curriculum: diseño, desarrollo e innovación curricular. Madrid: Editorial Universitas.
Richard A. Schmuck, Shareen E. Bell & Warren E. Bell (2012). The handbook of organization development in schools
and colleges: building regenerative capacity, 5th ed. EPI.
A Syomwene (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies 7(1), 326-337.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.