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Didática do Português II

Código 12049
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Didática do Português
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem - Explorar o Programa e Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico e Secundário da Direção-Geral da Educação, conduzindo os alunos ao enquadramento de planos de aula neste.
- Estimular os alunos a criar recursos didáticos adequados e originais.
- Explorar técnicas de expressão oral (explicitação de conteúdos, produção de textos linguisticamente corretos e emprego de vocabulário adequado e variado.
Conteúdos programáticos - O “Programa e metas curriculares de português” do ensino básico e secundário do Ministério da Educação do governo de Portugal: conteúdos e domínios.
- Os manuais escolares.
- A leitura e a escrita como aprendizagens essenciais e transdisciplinares.
- A elaboração de planos e guiões de aula
- A elaboração de enunciados (questionários, exercícios e tarefas)
- O processo de avaliação e as suas funções.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Sessões teóricas e práticas, dedicadas a cada um dos temas do programa.
A avaliação é contínua, distribuída pelos seguintes itens:
a) apresentação de trabalhos em sala de aula - (5 pontos)
b) trabalho final:
2 planos de aula, respetivos guiões e recursos didáticos - (10 pontos)
apresentação de um recorte de uma aula - (5 pontos)
Bibliografia principal Benítez, M. P. (2000). Los manuales escolares: un nuevo campo de conocimiento. Historia de la educación. Revista Interuniversitaria, 19, pp. 5-11.
Good, T. J., & J. Brophy. (2000). Looking in classrooms. New York: Longman.
Paulo, J. C. (1999). A ensinar como um mestre. Manuais e organização da cultura escolar em perspectiva histórica. In AA.VV., Manuais escolares: estatuto, funções, história. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: Universidade do Minho, pp. 355-365.
Perrenould, P. (1993). Não mexam na minha avaliação!: para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. In A. Estrela & A. Nóvoa (dir.), Avaliações em educação: novas perspectivas, pp. 171-191. Porto: Porto Editora.
Sardinha, M. G. & Azevedo, F. (2009). Modelos e práticas em literacia. Lidel.
Silva, A. C. (2008). Configurações do ensino da gramática em manuais escolares de Português: funções, organização, conteúdos, pedagogias. Braga: Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-06-29
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