Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciência Política e Relações Internacionais
  4. Sociologia Geral

Sociologia Geral

Código 12247
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino T/P
Estágios Não tem
Objectivos de Aprendizagem 1. Conhecer os contextos do surgimento das ciências sociais. 2. Confrontar-se com os instrumentos analíticos e conceptuais essenciais ao conhecimento científico sobre o social. 3. Obter um conhecimento introdutório das principais correntes e perspetivas teóricas da Sociologia 5. Adquirir capacidade para argumentar e para se posicionar de modo crítico e reflexivo.
Conteúdos programáticos 1. Sociologia: Problemas e Perspetivas 1.1. Conhecimento do senso comum e conhecimento científico 1.2. Necessidades e instrumentos de rutura com o senso comum em ciências sociais 1.3. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no conhecimento sobre o social 1.4. O objeto de estudo da Sociologia 1.5. Os ramos/especialidades do conhecimento sociológico 1.6. A Constituição do Pensamento Social 1.7. O contributo dos precursores e dos “clássicos” do pensamento sociológico 2. Perspetivas teóricas e metodológicas 2.1. Introdução às principais correntes e perspetivas teóricas da sociologia do Sec. XX 3. Sociedade, Cultura e Identidade 3.1. Génese e atualidade dos conceitos “cultura” e “etnocentrismo” 3.2. Cultura e diversidade cultural 3.3. Socialização: o conceito, os processos e os resultados 4. Globalização e processos de modernização 4.1. Dimensões e consequências da globalização. 5.Temas e pesquisas em Sociologia 5.1. Perspetivas teóricas e tendências atuais
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Apresentação oral e discussão (em grupo) de um texto (ponderação na nota final: 30%)
2. Elaboração de um ensaio (ponderação na nota final: 60%)
3. Dossier de actividades (ponderação na nota final: 10%)
Bibliografia principal Almeida, J. F. (coord.) (1995). Introdução à Sociologia. Lisboa: Univ. Aberta. Aron, R.(1991). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: Círculo de Leitores Berger, P. (1980). Perspectivas Sociológicas. Uma visão Humanística Petrópolis: Ed. Vozes (9ª ed.) (cap. I e II) Costa, A.F. (1992). O que é: Sociologia. Lisboa: Quimera. Durkheim, E. As Regras do método Sociológico (1993). Lisboa: Presença. Giddens, A. (2004). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª ed. Mills, W. (1965). A imaginação Sociológica. Zahar (cap. I). Worsley, P. (1997). B. S.(1987). Um discurso sobre as ciências. Porto: Ed. Afrontamento.
Outros textos fornecidos pela docente no decurso das aulas.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.