Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciência Política e Relações Internacionais
  4. Sistemas de Estados e Regimes Internacionais

Sistemas de Estados e Regimes Internacionais

Código 12275
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Relações Internacionais
Tipo de ensino Presencial e diurno.
Objectivos de Aprendizagem Objetivos gerais:
A unidade curricular Sistemas de Estados e Regimes Internacionais pretende contribuir para o desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos dotando-os das ferramentas conceptuais e teóricas, assim como do conhecimento empírico, necessárias para uma compreensão aprofundada do papel dos sistemas de estados e dos regimes internacionais nas relações internacionais. Tal implica uma compreensão tanto teórica como empírica do papel dos sistemas de estados no desenvolvimento da multiplicidade das comunidades políticas humanas à escala global, ao longo da história e na atualidade, assim como do papel dos regimes internacionais na regulação destes sistemas.

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
- Compreender os vários conceitos e abordagens teóricas que informam o estudo dos sistemas de estados e dos regimes internacionais;
- Compreender o papel dos regimes internacionais na regulação das relações internacionais;
- Compreender o que são sistemas de estados, quais as suas características e os seus processos de desenvolvimento, de uma forma que informe a análise crítica das relações internacionais, tanto históricas como contemporâneas;
- Identificar adequadamente fontes de informação relevantes para a temática estudada e analisar essa informação de forma crítica e integrada.
- Revelar capacidade para pensamento independente e crítico e para o comunicar por via escrita e oral.
Conteúdos programáticos 1. Sistemas de estados, sociedades internacionais e regimes internacionais. Introdução aos principais conceitos.
2. Sistemas de estados na história mundial.
2.1. Sistemas de estados na antiguidade
2.2. Sistemas de estados não-europeus
2.3. A sociedade internacional na Europa medieval e na renascença
2.4. Vestfália e a sociedade internacional de estados soberanos
2.5. O concerto da Europa e a expansão da sociedade internacional europeia
2.6. O fim do domínio europeu
2.7. Descolonização e a globalização da sociedade internacional
3. O futuro da sociedade internacional global
3.1. Império e o sistema de estados
3.2. Ordem e justiça no sistema de estados
3.3. Civilização e sociedade internacional
3.4. Contestação e reforma na sociedade internacional
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Teste escrito (50% = 10 valores)
- Duas recensões críticas individuais (40% = 8 valores)
- Participação aulas práticas (10% = 2 valores)

A aprovação na unidade curricular implica a obtenção de uma classificação média final igual ou superior a 10 valores, o que significa dispensa de exame final.

Os alunos que não obtiverem a média ponderada de 10 valores serão admitidos a exame final desde que, de acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor na Universidade da Beira Interior, tenham obtido uma classificação final mínima de 6 valores.
Bibliografia principal The Anarchical Society: A study of order in world politics, Hedley Bull [aut.] (New York, Columbia University Press, 2002).
A Sociedade Anárquica: Um estudo da ordem na política mundial, Hedley Bull [aut.] (Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 2002).

The evolution of international society: A comparative historical analysis, Adam Watson [aut.] (London, Routledge, 1992).
A evolução da sociedade internacional: uma análise histórica comparativa, Adam Watson [aut.] (Brasília, Universidade de Brasília, 2004).

Violence and Civilization in the Western States-Systems, Andrew Linklater [aut.] (Cambridge, Cambridge University Press, 2017).

International Systems in World History: Remaking the study of international relations, Barry Buzan e Richard Little [aut.] (Oxford, Oxford University Press, 2000).

The Problem of Harm in World Politics: Theoretical Investigations, Andrew Linklater [aut.] (Cambridge, Cambridge University Press, 2010).

On Global Order: Power, values and the constitution of international society, Andrew Hurrell [aut.] (Oxford, Oxford University Press, 2007).

The Globalization of International Society, Tim Dunne e Christian Reus-Smit [ed.] (Oxford, Oxford University Press, 2017).

Outras fontes bibliográficas, nomeadamente artigos científicos e capítulos de livros, serão referidas e providenciadas no contexto das aulas.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.