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Marketing Público e Social

Código 12309
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas essenciais para quando ingressar no mercado de trabalho e/ou levar a cabo uma investigação científica. Em termos gerais espera-se que desenvolva um apurado sentido crítico, que gere novas ideias e seja criativo, que aprenda a trabalhar em equipa e que desenvolva capacidades para investigar um determinado problema no âmbito do marketing não lucrativo e/ou social. Especificamente, espera-se que defenda a importância do papel que a função ‘Marketing’ deve assumir na gestão das organizações não lucrativas; que identifique as especificidades do marketing público, através da análise de dimensões relacionadas com o serviço público e com o “cliente” desse serviço; identifique ações de marketing social levadas a cabo pelos organismos públicos, pelas associações de desenvolvimento e pelas empresas públicas; e que identifique e planifique práticas sustentáveis.
Conteúdos programáticos 1. Alargamento do Âmbito do Marketing
1.1. Evolução do conceito
1.2. Ramos do marketing não empresarial
2. Marketing Não lucrativo
2.1. Evolução e principais conceitos
2.2. Particularidades das organizações não lucrativas
3. Marketing Público
3.1. Definições
3.2. Caracterização do setor público
3.3. Marketing mix
4. Marketing Político e Eleitoral
4.1. Definições
4.2. Marketing mix
5. Marketing Social
5.1. Evolução e âmbito
5.2. Elementos
5.3. Processo de gestão
5.4. Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Marketing de Causas
6. Sustentabilidade
6.1. Desenvolvimento sustentável
6.2. Dimensões da sustentabilidade
6.3. Sustentabilidade no consumo e nos negócios
7. Marketing Ambiental
7.1. Conceito
7.2. Consumismo ambiental
7.3. Marketing mix
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação é contínua e os discentes serão avaliados com base em:
(1) Trabalho de grupo [2 a 3 elementos] (60%) - consiste na elaboração de um estudo de caso devendo contemplar uma organização, ou um aspeto dessa organização (ex. marketing mix, política de responsabilidade social ou sustentabilidade, mercado, etc.) pertencente ao sector público, terceiro sector ou entidade privada; pode focar qualquer tema abordado nas aulas ou relacionado. Devem obrigatoriamente usar o template fornecido. Data de entrega: 26/11/19; Data de apresentação 12 ou 13/12/19 (data do congresso).
(2) Teste individual (35%) – 12/12/19
(3) Presença nas aulas (5% - cerca de 80% das aulas)
Os alunos têm que obrigatoriamente entregar os 2 elementos de avaliação para serem admitidos a exame.
Os alunos com classificação final inferior a 6 valores (0-20) e assiduidade inferior a 50% não são admitidos a exame (excluindo-se desta modalidade os trabalhadores estudantes).
Bibliografia principal Andreasen, A. R. (1995), Marketing Social Change: Changing Behavior to Promote Health, Social Development and the Environment, Jossey-Bass Publications, San Francisco.
Chapman, D.; Cowdell, T. (1998), New Public Sector Marketing, Financial Times Management/ Pitman Publishing, London.
Coffman, Larry L. (1986), Public Sector Marketing – A Guide for Practioners, John Wiley & Sons.
Drucker, Peter F. (1990), Managing the Non-Profit Organization, Butterworth Heinemann, Oxford.
Kopnina, H., Shoreman-Ouimet, E. (2015) Sustainability. Key Issues. Routledge
Kotler, P., Lee, N. (2005), Corporate Social Responsibility John Wiley & Sons Inc.
Kotler, P. ; Andreasen, A. (2003), Strategic Marketing for Non-Profit Organisations, 6th Edition, Prentice Hall Inc., Englewood Cliffs, New Jersey.
Kotler, P.; Roberto, E. L. (1989), Social Marketing Strategies for Changing Public Behaviour, Free Press, New York.
Lovelock, C. H.; Weinberg, C. B. (1984), Marketing for Public and Nonprofit Managers, John Wiley & Sons, New York.
Madhavan, G., Oakley, B., Green, D., Koon, D., Low, P. (Eds.) (2013), Practicing Sustainability
Springer.
Sargeant, A. (2005), Marketing Management for Nonprofit Organizations, 2nd Ed., Oxford University Press, Oxford.
Young, S. T., Dhanda, K.K. (2013). Sustainability – Essentials for Business. Sage Publications, Inc. California, USA.


Língua Português
Data da última atualização: 2016-04-01
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