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História do Pensamento Económico

Código 12424
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino O processo de ensino-aprendizagem combina aulas teóricas e sessões de debate em torno de textos selecionados, com estudo independente, individual ou de grupo. Constitui um requisito a participação dos alunos nas aulas teóricas e nos debates. A preparação dos textos deve ser feita previamente às sessões. Espera-se que que todos os alunos se preparem para participar ativamernte nas aulas teóricas e nos debates, bem como para responder a questões relacionadas com as aulas teóricas e as sessões de debate. O processo de aprendizagem apoia-se em actividades e-learning e em recursos disponibilizados online, bem como no contacto próximo com o docente.
Objectivos de Aprendizagem Compreender e debater o processo de crescimento económico e de mudanças sociais, centrado na experiência histórica da Europa e na sua liderança na emergência e desenvolvimento do capitalismo.
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender e “pensar historicamente” os principais temas relacionados com o desenvolvimento da economia mundial no tempo e no espaço
2. Explica o período pré-industrial e a armadilha Malthusiana
3. Debate o papel das instituições, capital humano, comércio e tecnologia
4. Explica e reflete sobre os desenvolvimentos do sistema financeiro, comércio e a cooperação monetária internacional
5. Reflete sobre o papel económico do estado, desigualdades e globalização
6. Usa métodos quantitativos para analisar dados históricos
7. Sustenta análises de história económica com recurso a teoria económica
8. Demonstra capacidade de revisão crítica de literatura adequada e para debater resultados
9. Revela proficiência na comunicação escrita e oral
Conteúdos programáticos I – INTRODUÇÃO: QUESTÕES DE ENQUADRAMENTO
II – ROMPENDO COM A ARMADILHA MALTHUSIANA
2.1 Dinâmicas de Crescimento Populacional
2.2 Crescimento Económico Pré-Moderno
2.3 Instituições Mercado e Progresso Económico
III – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, TECNOLOGIA E A GRANDE DIVERGÊNCIA
3.1 Revolução Industrial ou “Transição Industrial”?
3.2 Conhecimento, Tecnologia e Crescimento Económico Sustentado: “Cérebros Substituem Músculos”
3.3 Alargamento do Hiato Tecnológico: A Grande Divergência
IV – MOEDA, COMÉRCIO E REGIMES MONETÁRIOS INTERNACIONAIS
4.1 Moeda, Bancos e Crises
4.2 Comércio, Politicas e Crescimento Económico: Comércio Livre versus Protecionismo
4.3 Sistema Monetário Internacional: Fundamentos e Experiências
V – A ERA DA ECONOMIA POLÍTICA: ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
5.1 Do Estado Mínimo ao Estado de Bem-Estar Social
5.2 Tendências na Desigualdade entre e dentro de Países
5.3 Globalização e o Fim da Grande Divergência
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O processo de ensino combina aulas teóricas, aulas de debate apoiadas em textos selecionados, sessões tutoriais com estudo independente, individual ou de grupo, horas de atendimento, agendamento de reuniões e atividades e-learning.
A unidade curricular utiliza vários instrumentos para avaliar diferentes competências e aptidões associadas a práticas de investigação. Em particular, avaliar a sua capacidade de organização de trabalho, competências de leitura e de desempenho em condições de restrições de recursos e tempo. Estes instrumentos de avaliação permitem ainda avaliar a capacidade dos alunos para compreender conceitos, aplicar teorias, estruturar respostas logicamente consistentes, elaborar argumentos fundamentos e críticos, retirar conclusões e implicações de política económica e a proficiência na comunicação escrita.
Bibliografia principal
Compulsory Readings
• Persson, K. Gunnar. (2015). An Economic History of Europe: Knowledge, Institutions and Growth, 600 to the Present, 2nd Ed., New York: Cambridge University Press.
• Cark, Gregory (2007). A Farewell to the Alms: A Brief Economic History of the World, Princeton: Princeton University Press
• Texts announced in the course Moodle platform.

Complementary Readings
• Broadberry, S. & O’Rourke, K. (eds.) (2010). The Cambridge Economic History of Modern Europe: 1700-1870, Vol. 1, New York, Cambridge University Press.
• Broadberry, S. & O’Rourke, K. (eds.) )2010). The Cambridge Economic History of Modern Europe: 1870 to the Present, Vol. 2, New York, Cambridge University Press.
• Eichengreen, Barry 2008. Globalizing Capital. A History of the International Monetary System. Princeton: Princeton University Press (2ª ed.).
• Greif, Avner (2006). Institutions and the Path to the Modern Economy: Lessons from Medieval Trade, New York, Cambridge University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-02
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