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Políticas Educativas e Organização da Educação

Código 12468
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial
Estágios N/A
Objectivos de Aprendizagem Com esta Unidade Curricular pretende-se discutir a centralidade da educação escolar nas sociedades contemporâneas e as linhas orientadoras das atuais políticas de educação, no contexto da globalização, transnacionalização e territorialização, analisando a realidade educativa portuguesa face a estas tendências. No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: • Discutir a importância da Educação como organização social • Perspetivar as atuais políticas educativas à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e políticas de territorialização/municipalização; • Interpretar o quadro legal que regulamenta o atual sistema educativo português; • Analisar investigação relevante no âmbito das Políticas Educativas e Organização da Educação; • Expressar ideias de forma fundamentada, recorrendo à comunicação oral e escrita; • Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo; • Assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem.
Conteúdos programáticos Questões Introdutórias: Educação e Sociedade. A centralidade da educação escolar nas sociedades contemporâneas. O futuro da escola como bem público; 2. Conceito de Política Educativa; Significado e enquadramento; Horizonte das atuais políticas educativas: Globalização e Transnacionalização da Educação; Políticas Europeias e Mundiais da Educação: Linhas orientadoras e atores; 3. Organização e estruturação do atual sistema educativo português. A autonomia das escolas; A organização e a gestão curricular; A escola inclusiva; A educação e formação de jovens e adultos; O estatuto da carreira docente e a profissionalidade docente; A avaliação do sistema educativo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação incide sobre:
1.Dois ensaios sobre os dois primeiros pontos do programa
(50%); Normas de formatação dos ensaios: Arial 12, 2 páginas
máximo, espaço 1,5; margens superior, inferior e laterais, 3cm;
2. Apresentação sobre um dos temas elencados no terceiro
ponto do programa, devendo incluir uma pequena
investigação empírica conduzida na escola onde os alunos
estão a estagiar, feito em grupos (2 /3 elementos): 50% Será
feita uma avaliação da apresentação do grupo e de cada
uma das prestações individuais (com a ponderação de,
respetivamente, 80% e 20% da classificação).
NB: O primeiro momento de avaliação pode ser feito de forma individual ou
em grupo (grupos de até 2 elementos).
Excecionalmente, e em casos devidamente justificados, os dois momentos
de avaliação podem ser realizados de forma individual.
Bibliografia principal Azevedo, J. (2007). Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. Barroso, J. (2006). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta. Lessard, C., & Carpentier, A. (2016). Políticas educativas: A aplicação prática. Rio de Janeiro: Editora Vozes. Lima, L. C. e Afonso, A. J. (2002). Reformas da educação pública: Democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Edições Afrontamento. Rodrigues, M. L. (Ed.).(2014). 40 anos de políticas educativas em Portugal. A construção do sistema democrático de educação. Leya Tedesco, J. (1999). O novo pacto educativo. Vila nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-14
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