Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Processo Empreendedor

Processo Empreendedor

Código 12556
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino O tipo de ensino é presencial. A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. O primeiro capítulo proporciona uma introdução às questões básicas do empreendedorismo e processo de criação de empresas. Nos quatro capítulos seguintes exploram-se os componentes essenciais que comportam: inovação empresarial, o empresário/a empresária, a ideia e oportunidade empresarial; tecnologia, produto e mercado. No final da primeira parte do programa os alunos têm assim a oportunidade de identificar, conhecer e aplicar os principais instrumentos de empreendedorismo, permitindo-lhes conceber uma proposta de ideia de negócio. Na segunda parte do programa introduzem-se as principais componentes de investigação na área do empreendedorismo I e proporciona-se aos estudantes um primeiro contacto com a investigação científica nas diferentes áreas do Empreendedorismo I.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos sobre o processo de criação de empresas, desenvolver no formando uma série de competências e atitudes que fomentem o espírito empreendedor, visando a criação de novas empresas, bem como, a geração de novos negócios e projectos em empresas/instituições existentes.
A elaboração de uma proposta de ideia de negócio/modelo de negócio e, ainda, fomentar a realização de investigações sobre temas de empreendedorismo, criação de empresas e inovação empresarial atendendo às tendências presentes e futuras neste campo de investigação.
Conteúdos programáticos PARTE I – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
1. Empreendedorismo e Processo de criação de empresas
2. Inovação empresarial
3. Empresário/Empresária
4. Ideia e oportunidade empresarial
5. Tecnologia, Produto e Mercado

PARTE II – COMPONENTE DE INVESTIGAÇÃO - ÁREAS CIENTÍFICAS
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação de conhecimentos integra quatro componentes: uma prova escrita individual; preparação e apresentação de uma proposta de ideia de negócio (trabalho de grupo, com o máximo de 3 membros); apresentação e apreciação critica de um artigo científico (avaliação individual) e participação ativa (avaliação individual), com as seguintes ponderações na nota final, respetivamente: 40%; 20%; 20% e 20%.
Bibliografia principal Bamford, C. E., & Bruton, G. D. (2019). Entrepreneurship: The Art, Science, and Process for Success. 3rd Edition. McGraw-Hill Education. Carvalho, L., & Costa, T. (2015): Empreendedorismo Uma visão global e integradora. Edição Sílabo. Hisrich, R. Peters and M. Shepherd, D. (2016): Entrepreneurship. 10thEd McGraw-Hill. Madeira, M.J. e outros (2016): Manual de Empreendedorismo Social: Da Ideia aos Planos de Negócio, Projeto IDEARIA, Universidade da Beira Interior, Covilhã. ISBN: 978-989-20-6523-6. Ries, Eric (2011). The Lean Startup : How Constant Innovation Creates Radically Successful Businesses, Penguin Books London. Silva, Maria José e outros (2013): Guia para Empreendedores de base tecnológica, (2013), em parceria com Jorge Figueira, José Paulo Rainho, e vários autores do CEBT Ibérico - INESPO, Universidade da Beira Interior, Covilhã, ISBN: 978-989-20-4227-5. Timmons, J.; Spinelli, S, (2016) New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century 10thEd., London, UK: Prentice-Hall Sarkar, Soumodip (2014): Empreendedorismo e Inovação, 3ª Ed. Escolar Editora, Lisboa. Scarborough, N. and Cornwall, J. (2019) – Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management , 9th Edition, Pearson Prentice Hall.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.