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Promoção de Vendas e Publicidade

Código 12694
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem - Compreender e enfrentar desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing
- Obter o conhecimento necessário à definição e implementação de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente.
Espera-se que os alunos desenvolvam um apurado sentido crítico, que sejam criativos, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas do âmbito da comunicação de marketing. Especificamente, espera-se que identifiquem desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing; que definam uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente as mensagens da organização e das suas marcas; que compreendam a necessidade de coordenar as várias formas de comunicação; e que integrem no processo comunicacional ferramentas como a publicidade, a promoção de vendas e as relações públicas.
Conteúdos programáticos 1. Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
2. Publicidade
3. Promoção de Vendas
4. Relações Públicas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação > Trabalho de grupo (50%) + Teste de avaliação (50%) [data definida pelo diretor de curso – 28 maio].
> A avaliação contínua implica que os alunos tenham um mínimo de 6 valores em cada um dos elementos de avaliação (trabalho de grupo e teste).
TRABALHO DE GRUPO
Propõe-se aos alunos que criem um portfólio digital constituído por um conjunto de elementos que podem ser tarefas/atividades/exercícios/pesquisas/análises de anúncios/etc. propostos pela docente no decorrer das aulas. Deste portfólio devem fazer parte 6 trabalhos à escolha do aluno + 2 trabalhos definidos pela docente. A apresentação do documento deve ser cuidada, profissional e criativa.
Regras para a realização dos trabalhos:
- Grupos de 3 alunos
- Depósito do trabalho no Moodle até 25 de maio
Regras de funcionamento das aulas:
Enquanto estiver em vigor o ensino à distância:
- Tolerância de 5 min. após a hora definida
- Câmara e micro ligados
Bibliografia principal Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Ed. Dom Quixote.
Belch, George; Belch, Michael (2014). Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing, 9ª Edição, McGraw-Hill, São Paulo.
Belch, George; Belch, Michael (2018). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 11st Edition, International Edition, McGraw-Hill/Irwin, New York.
Brochand, Bernard; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim V; De Baynast, A. (2010). Publicitor, Comunicação 360º online-offline, Dom Quixote, Lisboa.
Fill, Chris (2002). Marketing Communications – Contexts, Strategies and Applications, 3rd Edition, Prentice-Hall/Financial Times, Harlow.
O’Guinn, T. C.; Allen, C. T.; Semenik, R. J. (2000). Advertising, 2nd Edition South-Western College Publishing.
Xavier, A. (2015). Storytelling. Histórias que deixam Marcas, 1ª Edição, Best Business, Rio de Janeiro.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-08
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