Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Design do Produto I

Design do Produto I

Código 12720
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 8
Carga Horária OT(15H)/TP(75H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não há
Objectivos de Aprendizagem Desenvolvimento das capacidades de projeto na área de design industrial.
Aprofundamento da consistência de cada fase de projeto: investigação, desenvolvimento de conceito, desenho, maquetagem, modelação, pós-produção, poster de comunicação e apresentação.
Adequação dos conhecimentos do panorama do design às particularidades do projeto: resposta sociocultural, abordagem a movimentos e tendências.
Adequação dos conhecimentos técnicos à execução do projeto: desenho, maquetagem e modelação.
Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos.
Coerência na identidade e comunicação do produto desenvolvido: story-telling.
Conteúdos programáticos Desenvolvimento de dois projetos.
Projeto 1 – Iluminação
Projeto 2 (grupo) – Brinquedo Infantil Disciplina projetual, conteúdos em contexto. Acompanhamento individual rotativo.
INTRODUÇÃO
Introdução de área de trabalho, análise de exemplos e autores relacionados.
Definição do processo. Explicação de storytelling.
Tema do trabalho e indústria. Brief, tema, limitações materiais, formais, dimensionais e outras.
PROCESSO
Investigação
Recolha de informação de produtos existentes, benchmark, marcas, designers e produtos de referência.
Resumo, conclusões da investigação, definição de objeto e estratégia do trabalho.
Conceito
Definição de conceito base (storytelling).
Esquisso rápido de alternativas de produto, seleção de versões a explorar.Desenvolvimento de Produto.
Desenho de produto e esquisso de detalhe.
Maquetagem.
Acertos e alterações.
Modelação e Comunicação.
Modelação 3D.
Renders finais e Pós-produção de imagens.
Design de poster de comunicação, A3 em hires.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Entregas
Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou P2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: DP1, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% Penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade.
Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respetiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Avaliação intermédia P1 (30%) e P2 (30%), Avaliação Final P1 (30%) e P2 (30%), Avaliação contínua (10%).
Bibliografia principal Koivu, A., Bouroullec, R., & Bouroullec, E. (2012). Ronan and Erwan Bouroullec: Works. London: Phaidon Press. Kries, M., & Lipsky, J. (2014). Konstantin Grcic: Panorama. Weil am Rhein: Vitra Design Museum.
Thomé, P., King, E., Picchi, F., Sudjic, D., & Zanot, F. (2014). Sottsass. London: Phaidon Press.
Terstiege, G. (2009). The Making of Design. Basel: Birkhäuser Verlag.b
Hecht, S., & Colin, K. (2005). Industrial Facility: Product as Landscape. London: Industrial Facility. Baudrillard, J. (2005). Le Système Des Objets. London: Verso.
Hara, K. (2010). White. Baden: Lars Muller Publishers.
Mau, Bruce (2004). Massive Change. Phaidon Press Limited. London.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-10-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.