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Produção e Negócio de Moda

Código 12770
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(15H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Tipo de ensino Presencial Teórico/Teórico-Prático
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Compreender o fenómeno da globalização do comércio de moda
Perceber as relações entre os blocos mundiais
Compreender o funcionamento da cadeia de abastecimento moda
Sensibilização para as questões da responsabilidade social
Compreender o funcionamento das empresas produtivas e comerciais de moda
O estudante deve ter capacidade de compreender o fenómeno da globalização do comércio de produtos de moda, bem como de perceber as relações comerciais entre os blocos mundiais, nomeadamente os BRICs, os acordos, o sourcing internacional e as questões ligadas à responsabilidade social e ambiental.
O estudante deve ser capaz de compreender o funcionamento da cadeia de abastecimento de produtos têxteis e vestuário, nomeadamente a organização e funcionamento das empresas produtivas e comerciais de moda, as decisões de produzir, subcontratar ou deslocalizar, os centros geográficos produtivos e os de inteligência de conceção de marcas e design de coleções, bem como os principais players.
Conteúdos programáticos 1 Compreender a aventura Global
1.1 A globalização
1.2 O fornecimento de têxteis e vestuário
1.3 Consumo e bem-estar
1.4 Cadeias de abastecimento sustentáveis
2 A Cadeia de abastecimento
2.1 Sourcing global: dos fios ao vestuário
2.2 Barreiras comerciais e Regulamentos
2.3 Quadro jurídico e de negócios
2.4 Responsabilidade social
2.5 Posicionamento político
3 Parceiros comerciais
3.1 Europa e União Europeia
3.2 Américas e Caraíbas
3.3 Ásia e BRICs
3.4 O Médio Oriente e África
4 Os negócios da moda
4.1 Pronto a vestir: organização da empresa
4.2 A dinâmica da indústria da moda: mudanças tecnológicas, organizacionais e globais
4.3 Web-based B–to-B e B-to-C
4.4 Customização em massa
5 Produção e distribuição de vestuário
5.1 Criação e comercialização de linha de vestuário
5.2 Processos de pré-produção
5.3 De estratégias de resposta rápida ao SCM
5.4 Decisões de abastecimento e centros de produção
5.5 Garantia de qualidade e processos de produção
5.6 Distribuição
Bibliografia principal D. Agis, D. Bessa, J. Gouveia, P. Vaz, (2010), Vestindo o Futuro – Microtendências para as Indústrias Têxtil,
Vestuário e Moda até 2020, Edição ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Dezembro de 2010.
D. Agis, (2012), Retail 3.0 Futuro Físico e Virtual – Estudo do Ponto de Venda da Moda Portuguesa, Edição ATP –
Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Agosto de 2012.
A. P. Dinis, D. Agis, P. Vaz, D. Bessa, (2014), Plano Estratégico Têxtil 2020 – Projetar o Desenvolvimento da Fileira
Têxtil e Vestuário até 2020, HOP – House of Projects, Edição ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
G. I. Kunz, M. B. Garner, (2011), Going Global - The Textile and Apparel Industry, 2nd Edition, Berg Publishers, UK
L. Davis Burns, K. K. Mullet, N. O. Bryant, (2011), The Business of Fashion -Designing, Manufacturing and
Marketing, 4th Edition, Berg Publishers, UK
S. J. Keiser, M. B. Garner, (2007), Beyond Design, The Synergy of Apparel Product Development, Berg Publishers,
UK
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-19
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