Objectivos de Aprendizagem |
A unidade curricular organiza-se em dois módulos, um de maior incidência teórica e outro de maior propensão prática correspondendo a cada um deles os seguintes objetivos: Módulo 1 – a ter início 22 de setembro (e aula final a 12 de janeiro) Proporcionar meios de reflexão sobre o cinema como forma de pensar, através de uma aproximação de conceitos e ideias da epistemologia e da teoria filosófica com a teoria do cinema. Módulo 2 – a ter início a 17 de novembro O objetivo principal do módulo é a operacionalização do conceito de “cinefilia”. Os estudantes deverão ser capazes de: 1) apresentar e discutir a “cinefilia” enquadrando-a na história do cinema e nas suas dimensões de crítica e de programação cinematográfica; 2) identificar e discutir o atual fenómeno de “cinefilia digital” nas suas dimensões de crítica, programação e de “jogos cinéfilos”; 3) propor e concretizar uma atividade de “cinefilia digital”.
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Bibliografia principal |
Módulo 1: Rancièce, Jacques (2013), Bela Tarr - o tempo do depois. Lisboa: Orfeu Negro. Rancière, Jacques (2017), O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro. Virilio, Paul (2018), Guerra e Cinema. S. Paulo: Página Aberta. Zizek, Slavoj (2008), Lacrimae Rerum. Lisboa: Orfeu Negro.
Filmografia fundamental: Béla Tarr, O Cavalo de Turim, 2011 Lars von Trier, Dogville, 2003 Murnau, Aurora, 1927. Godfrey Reggio, Koyaanisqatsi, 1982
Módulo 2: Oliveira, Anabela Dinis Branco de (2014). Cinefilia nas redes sociais. In António Fidalgo & João Canavilhas (Orgs.) Comunicação Digital 10 anos de investigação, Livros Labcom Shambu, Girish (2019) “Por uma nova cinefilia”, Revista Cinética. Skorecki, Louis (Orig.1978) "Contra a nova cinefilia", FOCO, Revista de cinema, Dezembro 2014 a Janeiro 2015. Mendonça, Luís (2016) "Crítica e cinefilia – dos Cahiers amarelos à nova democracia digital" in Revista Camões, nº 24.
Filmografia: filmes UBICinema.
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