Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Seminário de Cinema II

Seminário de Cinema II

Código 13109
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/S(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular organiza-se em dois módulos, um de maior incidência teórica e outro de maior propensão prática, correspondendo a cada um deles um conjunto de objetivos fundamentais.
Módulo 1 - analisar criticamente o fenómeno cinematográfico nas suas diversas dimensões: produção, exibição, formação, programação e divulgação.
Módulo 2 - Proporcionar meios de reflexão sobre o cinema como forma de pensar, através de uma aproximação de conceitos e ideias da epistemologia e da teoria com a teoria do cinema.
Conteúdos programáticos Módulo 1:
a. Produção, exibição, formação, programação e divulgação cinematográficas
b. Conceção, planeamento, execução e avaliação de eventos

Módulo 2:
a. Tipos de conhecimento e géneros fílmicos
b. Crença e descrença no cinema e a transmissão de conhecimento tácito
c. Estrutura ensaística e cinema de tese
d. A crítica da imagem contemporânea e o cinema
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Cada um dos módulos terá um peso de 50% na nota final.
Módulo 1:
- trabalho escrito de análise (20%);
- desempenho autónomo das funções atribuídas (60%)
- relatório escrito do trabalho desenvolvido (20%)

Módulo 2:
- Exposição de conteúdos epistémicos e/ou teórico-críticos em diálogo com trechos de obras fílmicas
- Avaliação composta por um trabalho de grupo na forma de um ensaio (75% da classificação) e apresentado individualmente por todos os membros do grupo (25%)

Observação:
- Esta unidade curricular não contempla exame, dado que a avaliação assenta num contínuo trabalho de reflexão teórica ou de prática projetual.
Bibliografia principal Módulo 1:
- Jenkins, T., 2018. International Film Festivals: Contemporary Cultures and History Beyond Venice and Cannes. London; IB Tauris.
- Valck, M., 2007. Film Festivals: From European Geopolitics to Global Cinephilia. Amsterdam: AUP.
- Valck, M.; Kredell, B., Loist, S., 2016. Film Festivals: History, Theory, Method, Practice. London: Routledge.
- Wong, C., 2011. Film Festivals: Culture, People, and Power on the Global Screen. London: Rutgers UP.

Módulo 2:
- Ranciêce, J., Bela Tarr - o tempo do depois. Lisboa: Orfeu Negro.
- Rancière, J., O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro.
- Virilio, P, Guerra e Cinema. S. Paulo: Página Aberta.
- Zizek, S., Lacrimae Rerum. Lisboa: Orfeu Negro.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.