Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Farmacognosia I

Farmacognosia I

Código 13640
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de conhecer algumas noções de biologia e fisiologia vegetal. Identificar e relacionar as plantas medicinais e respetivas propriedades químicas e biológicas. Relacionar os princípios ativos e o seu interesse terapêutico. Identificar os produtos fitofarmacêuticos de acordo com os seus usos terapêuticos, toxicidade e prováveis interações com outros medicamentos. Analisar os compostos naturais atendendo à extração, isolamento e identificação dos princípios ativos. Conhecer os constituintes vegetais sintetizados pela via do metabolismo primário.
Conteúdos programáticos Programa teórico: Diversidade biológica e o processo classificativo; Principais grupos taxonómicos. Metabolismo celular; Metabolismo primário e secundário. Biologia celular vegetal. Histologia vegetal. Interesse das matérias-primas vegetais na indústria farmacêutica, sua obtenção e transformação em medicamento. Principais constituintes derivados do metabolismo primário -Glúcidos Açúcares simples; Oligossacarídeos; Polissacarídeos. Lípidos vegetais. Compostos azotados. Programa Prático: Determinação do índice de estomas. Anatomia vegetal. Isolamento dos cloroplastos. Determinação de pigmentos no vinho pelo índice de Folin-Ciocalteu. Pesquisa de açúcares redutores e não-redutores (teste de Fehling)// Determinação do índice de intumescência de gomas e exsudatos. Cromatografia em camada fina de uma mistura de açúcares. Avaliação de amostras de mel. Determinação de índices analíticos químicos em fármacos gordos. Isolamento da trimiristina da noz-moscada.
Bibliografia principal Pharmacognosie, phytochimie, plantes médicinales, Bruneton, J., Editions Techniques et Documentation, 3eme edition, 1999.
Farmacognosia e fitoquímica , Proença da Cunha, A. (Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
Trease and Evans Pharmacognosy, Evans, W.C., Edinburgh: Saunders , 2002.
Farmacopeia Portuguesa, 1º e 2º vol., 9ª Ed oficial, Ministério da Saúde, INFARMED, 2008.
Farmacognosia - Farmacognosia experimental, Costa, A. F., Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., 2001.
Biologia Vegetal, Raven, H.P.; Evert, R.F.; Eichhorn, S.E. 8ª ed., Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro,1996.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.