Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Farmacoterapia e Saúde Pública

Farmacoterapia e Saúde Pública

Código 13686
Ano 4
Semestre A1
Créditos ECTS 20
Carga Horária PL(60H)/T(75H)/TP(120H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial e auto-aprendizagem
Estágios não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que os alunos sejam capazes de conhecer e integrar informação sobre a epidemiologia e apresentação clínica das patologias mais prevalentes; compreender a relação entre a exposição a tóxicos ambientais e as consequências na saúde das populações; compreender a necessidade da monitorização farmacoterapêutica de um doente, propondo intervenções para otimização da terapêutica. Adicionalmente, devem saber consultar as fontes de informação de medicamentos e realizar um conjunto de procedimentos (antropometria, utilização de dispositivos de inalação, administração de insulina, espirometria, aconselhamento do pé diabético, determinação do fototipo e rastreio geriátrico) e determinações (temperatura, pressão e pulso arterial e glicemia).
Pretende-se que os estudantes participem adequada e eficazmente na comunidade enquanto profissionais de saúde pública, promovendo os projetos e programas de saúde nacionais e realizado aconselhamento nos principais problemas de saúde.
Conteúdos programáticos Definição e interpretação dos conceitos fundamentais de saúde e doença, com identificação das principais necessidades e problemas de saúde. Conceitos básicos de epidemiologia, incluindo indicadores, tipos de estudos e pesquisa epidemiológica. Discussão de casos clínicos que abordam os principais distúrbios e patologias dos diferentes sistemas, desenvolvendo protocolos de prevenção, terapêutica medicamentosa prescrita e não prescrita e não farmacológica, monitorização de eficácia e segurança e educação do doente. É desenvolvido o conceito de seguimento farmacoterapêutico como atividade integrada dos Cuidados Farmacêuticos, sendo os conhecimentos teóricos complementados por atividades práticas em regime de simulação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC será avaliada entre 0 e 200 pontos, correspondentes a 20 valores.
A avaliação teórica/teórico-prática (175 pontos) inclui 9 testes escritos, um por cada unidade pedagógica (AUP; 13 pontos), a discussão de um caso clínico (CC; 4 pontos) e 2 testes escritos de casos clínicos integrados (ACC; 27 pontos). Os testes escritos são constituídos por perguntas de escolha múltipla, resposta múltipla ou de resposta aberta curta.
Na componente teórica/téórico-prática, os alunos deverão ter a classificação mínima de 88 pontos para aprovação.
A avaliação prática (25 pontos) inclui 2 testes práticos (ASK; 5 pontos), em que cada aluno deverá executar individualmente todas as técnicas; a realização de um rastreio geriátrico (RG; 5 pontos) e de 2 trabalhos (TP; 5 pontos).
A nota final corresponde à soma das pontuações obtidas em cada avaliação.
Bibliografia principal Applied Therapeutics: The Clinical Use of Drugs. 12th Edition. Caroline S. Zeind, Michael G. Carvalho, Judy Cheng, Kathy Zaiken, Trisha LaPointe. 2023. North American edition. LWW.
Normas de Orientação Clínica da Direção Geral de Saúde www.dgs.pt
Orientações farmacoterapeuticas de associações científicas / profissionais internacionais.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.