Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Conceção de Estruturas

Conceção de Estruturas

Código 14108
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem A disciplina apresenta como objetivo principal habilitar os alunos com conhecimentos que lhes permitam abordar corretamente e com eficácia o projeto de estruturas de edifícios e a melhor forma de compatibilizar a estrutura com a arquitetura em edifícios.
A disciplina tem por objetivo complementar o conhecimento do projeto de estruturas, através da transmissão das seguintes competências:
a) Compreender e interpretar a aplicação das ações em estruturas.
b) Compreender a aplicação dos critérios de segurança estrutural.
c) Compreender os métodos elementares de conceção e predimensionamento em estruturas.
d) Compreender a conceção de estruturas de edifícios e outras estruturas especiais.
Conteúdos programáticos 1. Revisão de conceitos elementares de materiais e sistemas estruturais. 2. Concepção e pré-dimensionamento de estruturas básicas 3. Verificação da segurança estrutural. 4. Concepção de estruturas de edifícios. 5. Conceção de estruturas tendo em consideração a ação sísmica. 6. Conceitos básicos de reabilitação de edifícios. 7. Conceção de estruturas especiais.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino concretizam-se através de aulas teóricas e aulas de práticas laboratoriais. No primeiro caso são apresentados e discutidos os conceitos fundamentais, com análise das consequências resultantes da adoção de diferentes variantes e com aproximação à realidade construída pela apresentação e discussão de casos de referência. Nas aulas práticas laboratoriais existe resolução acompanhada de problemas práticos variados em que se concretizam os conhecimentos adquiridos na perspetiva de conceção de sistemas estruturais, pré-dimensionamento, obtenção da forma e análise de relações entre forma e forças. A avaliação é composta de testes escritos e trabalhos práticos individuais.

Bibliografia principal - Allen, Edward. Zalewski, Waclaw. Boston Structures Group - Form and Forces (Designing Efficient, Expressive Structures. John Wiley & Sons, Inc. New York. 2010
- Heino Engel – Sistema de Estructuras / Sistemas Estruturais
- Salvadoi, Mario. Heller, Robert – Structure in Arquitecture. Prentice Hall International, Inc. London. 1965
- Zalevski, Waclaw. Allen, Edward – Shaping Structures: Statics. John Wiley & Sons, Inc. New York. 1998
- Appleton, J. 2011. Reabilitação de Edifícios Antigos. Edições Orion. 2011.
- Chilton J. The Engineer’s Contribution to Contemporary Architecture – Heinz Isler. London: Thomas Telford; 2000.
- Garlock M, Billington D. Félix Candela: Engineer, Builder, Structural Artist. Yale Universty Press; 2008.
- Hugo Bachmann: Seismic Conceptual Design of Buildings – Basic principles for engineers, architects, building owners, and authorities.Biel; 2002.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.