Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Economia Regional

Economia Regional

Código 14186
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária OT(3H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo contribuir para o estudo e investigação, a nível avançado, da importância e do papel do território no funcionamento da economia e na análise económica, bem como, fornecer um referencial teórico e analítico, ao nível de 3o Ciclo, para o planeamento e gestão de territórios regionais e locais.
Esta unidade curricular procura assegurar, as seguintes principais competências: i) Um sólido conhecimento sobre a dimensão espacial do funcionamento da actividade económica e das suas implicações na performance da economia das cidades e regiões; ii) O domínio do corpo teórico, e das metodologias e aplicações práticas mais relevantes, da teoria económica no que diz respeito à economia regional e à economia urbana; iii) Capacidade investigação autónoma e de produção científica no domínio da economia regional; iv) Capacidades para planeamento multi-sectorial e multi-escala de territórios locais e regionais, e para concepção e avaliação de políticas públicas.
Conteúdos programáticos 1. Introdução.
2. Tópicos Avançados de Planeamento e Desenvolvimento Territorial.
3. Tópicos Avançados de Economia Urbana.
4. Modelos de Análise Espacial.
5. Território e Políticas Públicas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular é leccionada de forma a demonstrar a forte aplicabilidade prática, e o potencial de investigação, do domínio científico da Economia Regional e de Economia Urbana. Para além das aulas presenciais, a unidade curricular está estruturada de forma a associar, a essas aulas, soluções de e-learning que asseguram uma outra flexibilidade, um processo contínuo de avaliação e a possibilidade de contacto, em tempo real, entre os alunos e a equipa docente.
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. No regime de avaliação contínua os alunos deverão realizar um trabalho de investigação com peso de 100% na nota final da unidade curricular. No regime de exame, os alunos deverão realizar uma prova escrita (Exame) com peso de 100% na nota final da unidade curricular. No exame escrito é também avaliada a componente prática e, portanto, a questão da aplicabilidade, da unidade curricular.
Bibliografia principal Baptista, R. & Leitão, J. (2015). Entrepreneurship, Human Capital, and Regional Development: Labor Networks, Knowledge Flows, and Industry Growth. International Studies in Entrepreneurship, Springer. ISBN: 9783319128702.
Capello, R. (2023). Advanced Introduction to Regional and Urban Economics. Elgar Advanced Introductions series. ISBN: 9781035318995.
Fischer, M. & Nijkamp, P. (Eds.) (2014). Handbook of Regional Science, volumes 1,2,3. Berlin: Springer.
Marques, J. & Carballo-Cruz, F. (2021). 30 Anos de Ciência Regional em Perspetiva. Editora Almedina e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Coimbra, Portugal. ISBN: 9789724089850.
McCann, P. (2017). The Regional and Urban Policy of the European Union Cohesion, Results-Orientation and Smart Specialisation. Cheltenham Gloss: Edward Elgar Publishing,
Teixeira, A.; Delgado, A.; Carvalho, L.; Mota, M.; e Castro e Silva, M. (2023). Estudos de Homenagem a José da Silva Costa. ISBN-13: 9789897463570.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-04-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.