Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Clínica Médica e Cirúrgica I

Clínica Médica e Cirúrgica I

Código 14213
Ano 4
Semestre A1
Créditos ECTS 44
Carga Horária E(320H)/OT(60H)/PL(100H)/TP(100H)
Área Científica Ciências Médicas-Clinica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Aprendizagem em contexto clínico hospitalar com duração de 27 semanas.
Objectivos de Aprendizagem Permitir aos alunos a aquisição de conhecimentos clínicos e competências essenciais que lhes permitam o exercício da medicina como médicos generalistas. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de saber prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns dos aparelhos ou sistemas respiratório, digestivo, reprodutor (feminino e masculino), urinário, endócrino, cardiovascular e hematológico, interpretar os dados semiológicos obtidos através da correta realização de história clínica e do exame físico a consulentes/doentes, relacionando-os com a respetiva fisiopatologia, realizar procedimentos médicos, comunicar de forma adequada com os doentes e seus familiares e com os diferentes profissionais de saúde.
Conteúdos programáticos Saúde reprodutiva, rastreio oncológico e das doenças sexualmente transmissíveis, assistência à grávida, à parturiente e à puérpera; cuidados ao recém-nascido normal. Estudo das doenças mais frequentes dos sistemas respiratório, digestivo, reprodutor (feminino e
masculino), excretor, endócrino, cardiovascular e hematológico e abordagem clínica das diferentes doenças, Aprendizagem da colheita da história e da realização do exame clínico, seleção e priorização dos exames complementares a utilizar, orientação e decisão terapêutica, execução de procedimentos e tratamentos médicos, exercitando uma adequada interação com o doente.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação é feita de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a desenvolver pelo estudante na unidade curricular, utilizando os instrumentos de avaliação adequados e segundo os critérios específicos enunciados no documento Critérios de Avaliação do MI em Medicina 2015-2016.
Foram efetuadas as adaptações necessárias no processo de ensino-aprendizagem e avaliação direcionado para o ensino a distância.
Bibliografia principal Harrison's Principles of Internal Medicine (2012) (Longo et al, Ed), 18th ed., McGraw-Hill
Cardiology (1999), (Volta et al., Ed), McGraw-Hill
Cirurgia: patologia e clínica (2006) (Pereira CA & Henriques J, Ed.), 2ª Ed, McGraw-Hill
Greenspan’s Basic & Clinical Endocrinology (2007) (Gardner DG, Shoback DM, Ed), 8th Ed,
McGraw-Hill
Manual de Ginecologia (2009) (de Oliveira CF & col., Ed). Permanyer Portugal, Lisboa
Medicina Materno-Fetal (2010) (Graça LM e col., Ed) , 4ª Ed, Lidel - Edições Técnicas Lda
Cuestiones en Hematologia (2002) (San Miguel JF & Sánchez-Guijo, Ed), 2ª Ed., Elsevier
Science
Color Atlas of Clinical Hematology (2002)( Hoffbrand AV & Pettit JE, Ed.). 3ª Ed, Mosby

Língua Português
Data da última atualização: 2021-08-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.