Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Disciplina de Projeto

Disciplina de Projeto

Código 14274
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(60H)
Área Científica Cultura
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver capacidades orientadas para conceber e implementar um projeto de investigação e para uma profissionalização consubstanciada em projetos de programação e gestão cultural, mas também em atividades concebidas no âmbito das indústrias criativas.
O estudante deve ser capaz de aplicar os conhecimentos multidisciplinares entretanto adquiridos, bem como fazer uso das metodologias de investigação orientadas para a apresentação de conteúdos teóricos e para o desenvolvimento do processo projetual, nas suas múltiplas modalidades possíveis.
Conteúdos programáticos Perspetivando e traduzindo a multiplicidade de temas e projetos a desenvolver, os conteúdos programáticos desta unidade curricular foram construídos em torno dos temas seguintes:

1) Reflexão crítica sobre as noções de ‘cultura’ e ‘ciência da cultura’ e os respetivos fenómenos;
2) Conceção de projetos de investigação orientados para a pluralidade das abordagens dos fenómenos culturais;
3) Criação, programação e difusão cultural;
4) Indústrias criativas: desafios e oportunidades.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias propostas, dado o caráter prático e de natureza oficinal desta UC, foram pensadas para produzir efeito num registo de avaliação que produzisse retroativamente um efeito potenciador das supramencionadas metodologias, num registo de profunda concatenação entre metodologias e avaliação.
Bibliografia principal . D. Chong, (2002) Arts Management. London. Routledge
. John Howkins, The Creative Economy: How People Make Money from Ideas, Penguin, 2001
. M. Fitzgibbon, & A. Kelly, (eds) From Maestro to Manager. Critical Issues in Arts and Culture Management. Dublin. Oak Tree Press, 1997
. Patricia Martin, The Rise Of The Cultural Consumer - And What It Means To Your Business, Adams Media Corporation, 2007
. W. J. Byrnes., Management and the Arts, Elsevier Science, 2003

Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.