| Código |
14451
|
| Ano |
1
|
| Semestre |
S1
|
| Créditos ECTS |
6
|
| Carga Horária |
PL(30H)/T(30H)
|
| Área Científica |
Informática
|
|
Objectivos de Aprendizagem |
Obter os conhecimentos que permitam orientar o desenvolvimento, a seleção ou a administração de sistemas de informação adequados à empresa. Estabelecer o diálogo com gestores, utilizadores e fornecedores, evitando erros de investimento e assim assegurar o êxito da utilização dos SI/TI nas organizações. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 1) Compreender os termos, os conceitos, os princípios e as metodologias associadas ao desenvolvimento e utilização dos SI/TI nas organizações. 2) Conhecer os diferentes tipos de sistemas de informação e a sua função na organização; 3) Desenvolver conhecimentos sobre as diferentes perspetivas dos sistemas de informação numa organização, em particular o alinhamento entre tecnologia (IT) e negócio (business); 4) Analisar situações de utilização de SI/TI, propondo um conjunto de soluções e escolhendo a melhor.
|
|
Conteúdos programáticos |
Aulas teóricas(T): 1 - Gestão da informação; introdução de SI nas organizações. 2 - Tipos de Sistemas de Informação; evolução dos sistemas de informação. 3 - Funções dos Sistemas de Informação. 4 - Sistemas de Informação integrados - ERP. 5 - Utilização estratégica de SI/TI; utilização de SI na saúde. 6 - Análise de investimentos em SI/TI; fatores de sucesso/insucesso. 7 - Gestão de Sistemas de Informação.
Aulas práticas (P) - Pesquisas sobre temas de trabalhos - Apresentação de trabalhos sugeridos ao longo das aulas
|
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A par do estudo das matérias teóricas, é dado ênfase ao estudo de casos reais, a visitas de estudos e a palestras proferidas por elementos de empresas utilizadoras ou produtoras de SI/TI, bem como à utilização de ferramentas de software de utilização gratuita, seja para formação seja para testes de casos práticos.
A avaliação consta de uma parte teórica (TE) e de uma parte teórico-prática (TP): TE(6 valores) : testes escritos (freqs. / exames) – freq. obrigatória; TP(14 valores) : 4 trabalhos práticos, com apresentação/defesa de acetatos e discussão na aula: TP1=2 , TP2=3 , TP3=3 , TP4=6
|
|
Bibliografia principal |
[1] Apontamentos das aulas e textos on-line. [2] Ralph M. Stair, George W. Reynolds, “Principles of Information Systems”, Cengage Learning, 13ºed, 2018. [3] "Management Information Systems", Kenneth & Jane Laudon, Pearson Education, 15ºed, 2018. [4]“Sistemas de Informação Organizacionais”, Luís Amaral et al., Edições Sílabo, 2005. [5] “Business Intelligence - Da Informação ao Conhecimento”, Edit. FCA, 3.ª Edição, Maribel Yasmina Santos, Isabel Ramos, 2017. [6]“Sistemas de Informação na Saúde”, vários autores, Edições Sílabo, 2012. [7] Bases de dados de artigos científicos (IEEExplore, Portal da ACM, Elsevier, Springer, Wiley, Kluwer, etc.).
|
| Língua |
Português
|