Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Eficiência Energética em Edifícios

Eficiência Energética em Edifícios

Código 14599
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Eficiência Energética em Edifícios tem por objetivo conferir conhecimentos teóricos e práticos no domínio da implementação e avaliação de soluções de melhoria de eficiência energética em edifícios.
As seguintes competências serão desenvolvidas nesta unidade curricular:
a) Domínio da metodologia de avaliação do desempenho energético de edifícios de habitação.
b) Domínio da legislação em vigor para avaliação do desempenho energético de edifícios de habitação.
c) Domínio da execução de projeto térmico de edifícios e determinação da classe energética e emissões de CO2.
d) Domínio dos processos e medidas de melhoria da eficiência energética em edifícios, dos requisitos dos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB) e do conceito de edifício “passive house”.
e) Domínio da avaliação do impacto económico da implementação de soluções de melhoria de eficiência energética.
Conteúdos programáticos 1) Enquadramento das políticas energéticas relativas à eficiência energética nos edifícios;
2) Transferência de calor por transmissão nos elementos da envolvente (opaca e envidraçada); Transferência de calor associada à renovação do ar; Ganhos solares brutos e ganhos internos brutos; Inércia térmica e ganhos térmicos úteis; Balanços energéticos nas estações de aquecimento e de arrefecimento;
3) Sistemas técnicos ativos para climatização e AQS, Energias renováveis; Sistemas passivos para climatização; Energia associada à preparação de AQS, Energia primária, emissões de CO2 e Classe energética.
4) Processos e medidas de melhoria da eficiência energética em edifícios, requisitos dos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB) e conceito de edifício “passive house”.
5) Cálculo da fatura energética, custos acrescidos de investimento, poupança energética e período de retorno simples de investimento.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular tem a duração de um semestre, envolvendo 60 h de contacto com o docente, 98 h de trabalho autónomo e 10 h de avaliação. A aprovação a esta UC confere ao estudante 6 ECTS. As horas de contacto incluem 30 h de aulas teóricas (T) e 30 h de aulas práticas (PL). A avaliação é realizada em duas fases, avaliação contínua e exame, sendo que o aluno fica dispensado de exame se aprovar na avaliação contínua. Os requisitos mínimos (assiduidade e classificação) para ser admitido a exame, bem como os critérios de avaliação contínua e de exame, são estabelecidos anualmente pelo regente da unidade curricular observando o seguinte: a avaliação contínua inclui teste(s) (40 a 60%), trabalhos práticos (40 a 60%) e assiduidade e participação (0 a 10%); a avaliação em exame inclui um teste (50 a 100%) e os trabalhos práticos (0 a 50%). Em exame não é permitida a melhoria dos trabalhos práticos realizados em avaliação contínua.
Bibliografia principal 1) Miguel C.S. Nepomuceno, Desempenho energético de edifícios: Parte I - Edifícios de habitação, [Documento de apoio às aulas de Física das Construções], v.2, Covilhã, UBI (2018).
2) Pina dos Santos, C. A.; Matias, Luís - Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios, LNEC ITE 50, Lisboa, 2006;
3) Duran, S.C.- Architecture & Energy Efficiency, LOFT Publications, Barcelona, Spain, 2011
4) Membrive, V.J.F.; Becerra, A.T.; Bravo, X.B.L.- Sostenibilidad energética en el sector de la edificación en España y en la Unión Europeia, Editorial Universidad de Almería, Almería, 2016.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-04-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.