| Código | 
                            
                                15126
                             | 
                        
                        
                            | Ano | 
                            
                                3
                             | 
                        
                        
                            | Semestre | 
                            
                                A1
                             | 
                        
                        
                            | Créditos ECTS | 
                            
                                5
                             | 
                        
                        
                            | Carga Horária | 
                            
                                OT(70H)
                             | 
                        
                        
                            | Área Científica | 
                            
                                Ciências Biopatológicas
                             | 
                        
                        
                        
                        
                        
                        
	| 
                                Objectivos de Aprendizagem | 
	
                                A Unidade Curricular "Bases da Terapêutica" visa dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais de farmacologia e da sua aplicação no planeamento terapêutico racional e multimodal. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: compreender os mecanismos gerais de ação dos fármacos, os principais parâmetros farmacodinâmicos e farmacocinéticos; identificar efeitos adversos e interações medicamentosas; conhecer aplicações terapêuticas e mecanismos de ação das principais classes farmacológicas; aplicar os conhecimentos na resolução de problemas clínicos e definição de estratégias terapêuticas fundamentadas; desenvolver competências de autoaprendizagem, pensamento crítico e responsabilização individual; utilizar noções de Medicina Baseada na Evidência na escolha racional de medicamentos e integrar os conhecimentos adquiridos na prática clínica.
                             | 
                        
                        
                        
                        
                        
	| 
                                Conteúdos programáticos | 
	
                                    1. Princípios gerais da farmacologia: farmacocinética, farmacodinâmica, interações, reações adversas e efeitos tóxicos 2. Neurotransmissão e neuromodulação 3. Neurofarmacologia do sistema nervoso autónomo 4. Neurofarmacologia do sistema nervoso central 5. Farmacoterapia dos principais sistemas biológicos (cardiovascular, respiratório, digestivos, endócrino) 6. Antibacterianos, antirretrovirais e antifúngicos 7. Estudos clínicos e escolha racional de medicamentos 8. Discussão de casos clínicos e utilização de guidelines
                             | 
                        
                        
                        
                        
	| 
                                Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação | 
	
                                             O Ensino das bases teóricas da Farmacologia será do tipo  tutorial  para permitir ao aluno adquirir os conceitos teóricos de um modo dinâmico através da discussão e aplicação dos mesmos.  o Ensino da componente terapeutica (mais teorico prática) terá sempre uma componente de contextualização sob a forma de Seminário e uma componente tutorial para permitir a análise e discussão de casos clinicos.  A avaliação é feita de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a desenvolver pelo estudante na Unidade Curricular, utilizando os instrumentos de avaliação adequados e segundo os critérios específicos enunciados no documento Critérios de Avaliação do Mestrado Integrado em Medicina.
                             | 
                        
                        
                        
                        
	| 
                                Bibliografia principal | 
	
                                •	Rang & Dale's Pharmacology. 10th Edition. James M. Ritter, Rod Flower; Graem Henderson, Yoon Kong Loke, David MacEwan, Emma Robinson e James Fullerton. 2025. Elsevier  •	Goodman & Gilman's - The Pharmacological Basis of Therapeutics. 14th Edition. 2023. McGraw Hill LLC  •	Guidelines terapêuticas nacionais e internacionais (DGS, EMA, NICE, etc.) •	Bases de dados: Infomed, Micromedex, UpToDate, PubMed
                             | 
                        
                        
                        
                        
                        
                        
                            | Língua | 
                            
                                Português
                             |