Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Teoria da Arquitetura III

Teoria da Arquitetura III

Código 15161
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Teoria e História da Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem Com esta UC pretende-se pensar sobre a estratégias de intervenção e reflexão dos/as arquitectos/as, compreendendo as relacções entre a teoria e pra´tica. A contextualização da Arquitectura na História das Ideias poderá contribuir para o melhor entendimento da Teoria e da sua relação com outras áreas do conhecimento. Através da leitura e do enquadramento das propostas teóricas propostas para análise, procura-se ampliar a capacidade de contruir discurso crítico e articular diversas vozes e modos de pensar.
Se o conhecimento sobre a própria arquitetura e a produção de discurso se amplia, ampliam-se igualmente as capacidades de ler, enquadrar e discutir aproximações diversas – temporal e geograficamente – assim como enriquecer o domínio de conceitos e estratégias discursivas
Conteúdos programáticos A unidade curricular irá incidir nos textos teóricos que nos mostram o desenvolvimento dos modos de pensar a arquitectura e a cidade ao longo do século XX. As propostas que os/as arquitectos/as desenvolveram nesse período começaram por responder às questões da Revolução Industrial e às alterações das relações socioeconómicas resultantes. Este novo contexto tem implicações no espaço urbano assim como na criação de tipologias com ênfase na habitação sobretudo após as Guerras Mundiais. Os conceitos estéticos associados a estes desafios acompanham a introdução de novas tecnologias e materiais representados de diversos autores. O diálogo entre tradição e inovação questiona-se igualmente ao longo deste século. A teoria contemporânea apresenta uma maior abertura a linguagens e reflexões entre o criar e o reabilitar, confrontada com a globalização e a pluralidade das vozes e pensamentos que vão sendo reconhecidas e ouvidas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular será leccionada através de aulas teóricas e práticas que irão incidir na análise de textos teóricos. A apresentações e discussão do texto do grupo representa 20% da avaliação. Ao trabalho de grupo, por seu lado, corresponde 70% (documento escrito e apresentação/discussão final). Os 10% restantes destinam-se à participação. A falta de qualquer um destes elementos de avaliação obriga à realização de exame, se a nota mínima chegar a ser cumprida. No caso de plágio detetado no trabalho, para além de resultar na anulação do trabalho e na impossibilidade de os elementos do grupo irem a exame, serão ativados os procedimentos respetivos junto da universidade.
Idioma da UC: Português.
Bibliografia principal Choay, Françoise (2000). A Alegoria do Património. Lisboa: Edições 70
Conrads, U. (2004). Programas y Manisfiestos de la Arquitectura del Siglo XX. Barcelona: Lúmen.
Frampton, Kenneth (2008). História Crítica da Arquitectura Moderna. Martins Fontes, São Paulo.
Jenks, Charles, Karl Kropf (2001).Theories and Manifestoes of Contemporary Architecture. Londres: Academic Editions.
Montaner, Josep Maria (1999). Arquitectura e Crítica. Barcelona: Gustavo Gili.
Muxí, Zaida (2018). Mujeres, casas y ciudades. Más allá del umbral. Barcelona: dpr-barcelona.
Rodrigues, J. M. (coord) (2010). Teoria e Crítica de Arquitectura do século XX. Lisboa: Caleidoscópio; Ordem dos Arquitectos.
Rossi, Aldo (2001). A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Cosmos
Língua Português
Data da última atualização: 2024-07-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.