Objectivos de Aprendizagem |
1.Conhecer a história do desenvolvimento e produção de fibras têxteis, com foco no século XX. 2.Analisar o impacto ambiental da produção e do consumo dos materiais têxteis. 3.Caracterizar e valorizar materiais têxteis, potenciadores do desenvolvimento sustentável e do equilíbrio ecológico. 4.Especificar processos tecnológicos de reutilização de materiais têxteis e de reciclagem de fibras. 5.Estudar exemplos de boas práticas de produção de materiais para moda sustentável e ética. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de planear e promover uma campanha de valorização dos materiais têxteis sustentáveis.
|
Conteúdos programáticos |
1.Sumário histórico do desenvolvimento e produção de fibras têxteis. 2.Impacte ambiental da produção e do consumo das fibras têxteis: dados estatísticos, modelos e ferramentas para quantificação. 3.Caracterização de fibras têxteis, naturais e não-naturais, potenciadoras do desenvolvimento sustentável e do equilíbrio ecológico: produção, propriedades, biodegradabilidade. 4.Inovação e desenvolvimento de novos materiais. 5.Tecnologias têxteis para produção com menor impacto ambiental. 6. Tecnologias têxteis para reutilização e reciclagem de fibras têxteis: gestão dos processos tecnológicos, circularidade. 7.Estudo de casos e boas práticas de produção de materiais para moda sustentável e ética. 8.Campanhas de valorização dos materiais têxteis sustentáveis.
|
Bibliografia principal |
Muthu, S.S. (2017), Sustainable Fibres and Textiles, The Textile Institute Book Series, Elsevier Ltd, Woodhead Publishing. Nayak R. (2019), Sustainable Technologies for Fashion and Textiles,1st Edition, Woodhead Publishing. -Tobler-Rohr, M. I. (2011), Handbook of Sustainable Textile Production, Woodhead Publishing. GINSBURG, Madeleine (1991), The Illustrated History of Textiles. Studio Editions, London. SCHOESER, Mary (2012), TEXTILES, The Art of Mankind. Thame & Hudson. PINHEIRO, Elisa Calado - Rota da Lã TRANSLANA: Percursos e marcas de um território de fronteira: Beira Interior (Portugal) e Comarca Tajo-Salor-Almonte (Espanha), Vol.1- Reconhecimento e valorização patrimonial. Covilhã: Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, 2009. HATCH, Kathryn L. (1993), Textile Science, ed. West Publishing Company.
|