Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologia e Produto de Moda Sustentável
  4. Modelagem Digital 2d/3d II

Modelagem Digital 2d/3d II

Código 15807
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(45H)/TP(15H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Objectivos de Aprendizagem 1 - Conhecer, identificar e selecionar moldes base de peças de vestuário complexas associadas às tendências de cada mercado, e identificar componentes técnicas para respetivas transformações.
2 - Compreensão das especificidades técnicas e construtivas da modelagem em peças complexas, bem como o potencial experimental para novas soluções de tecnologias digitais e inovação para o mercado de produto moda sustentável.
3 - Ser capaz de produzir digitalmente (sistemas CAD) os moldes base e complementares associados às diferentes peças de vestuário complexas e complementado com pesquisa científica e do mercado.
4 - Desenvolver capacidades de compreender e resolver problemas associados à realização e transformação digital de moldes complexos em âmbito multidisciplinar.
5 - Adquirir competências para a elaboração e transformação de moldes digitais em 2D/3D de peças de vestuário complexas e respetiva validação em avatares digitais.
Conteúdos programáticos 1. Tendências e Mercados de peças de vestuário: Modelagens de peças complexas
1.1. Tendências de produto moda
1.2. Mercados de produto moda e tecnologias digitais 2D/3D para a Indústria (Lectra, Optitex, Bronzewear, Clo3D)
2. Técnicas e Inovação no Desenvolvimento de moldes para produtos moda sustentáveis: Zero waste, upcycling, slowfashion, entre outras e sua aplicação à modelagem Digital 2D/3D
3.Desenvolvimento e transformações de moldes digitalmente em 2D de peças complexas exteriores de vestuário:
3.1. Moldes de casaco Senhora e transformações (RT)
3.2. Moldes de casaco homem para homem e RT
3.3. Moldes de activewear para homem e mulher e RT,
3.4. Moldes de outras peças complexas e RT
4. Desenvolvimento de moldes de peças de vestuário em 2D/3D digitalmente.
5. Desenvolvimento dos avatares associados a diferentes mercados para apresentação digital 3D de peças de vestuário complexas com respetivos materiais e acessórios.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Adaptou-se metodologias de ensino aprendizagem ativas e cooperativas que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa, e os trabalhos práticos nas aulas PL, centrada no aluno e presencial. A metodologia de avaliação baseia¬-se na aprendizagens a comprovar e certificar se os objetivos da formaçã o foram atingidos A apresentação o dos conteúdos TP pelo professor recorre a meios audiovisuais, e promove, sempre que seja o portuno à pesquisa em base de dados e sua discussão. Nas aulas práticas recorre¬-se à demonstração prática por dos docentes no laboratório de CAD e seguidamente à execução de peças digitais CAD 2D/3D por parte dos alunos. Um trabalho individual pesquisa e teste, com um peso de 50%, e trabalhos prático cujo o peso é de 50%. A assiduidade contribui para a adimssão dos trabalhos. O critério de frequência para acesso a exame é de 6 valores e o de aprovação de 10.
Bibliografia principal Grice, P. (2019). Digital Pattern Cutting for Fashion with Lectra Modaris - From 2D Pattern Modification to 3D Prototyping. G.B.: Bloomsbury Donnanno, Antonio (2013) La técnica dei Modelli: Donna-Uomo. Volume 3. 7th Ed. Ikon Ed McQuillan, H. (2020) Digital 3D design as a tool for augmenting zero-waste fashion design practice, Int Journal of Fashion Design, Technology & Education, 13:1 Spahiu, T., Manavis, A., Kazlacheva, Z., Almeida, H., & Kyratsis, P. (2021). Industry 4.0 for fashion products.Case studies using 3D technology. Conf. Series: Materials Science and Eng. (Vol. 1031, No. 1). IOP Pub. Arribas, V., & Alfaro, J. A. (2018). 3D technology in fashion: from concept to consumer. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal Bertola, P., & Teunissen, J. (2018). Fashion 4.0. Innovating fashion industry through digital transformation. Research Journal of Textile and Apparel www.lectra.com https://browzwear.com www.clo3d.com www.b-on.pt
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.