Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologia e Produto de Moda Sustentável
  4. Tecnologia de Confecção

Tecnologia de Confecção

Código 15813
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Objectivos de Aprendizagem 1. Conhecer os diferentes modelos organizacionais de empresas de confeção em função do tipo de produto e Materiais. Adquirir conhecimentos de técnicas, processos e tecnologias de confeção associados ao desenvolvimento de produto técnico e de moda sustentável.
2. Conhecer e aplicar o tipo de estendimento e operação de corte adequado aos diferentes produtos/moldes/materiais com domínio na utilização de ferramentas digitais (CAD) para otimização de custos e consumos.
3. Conhecer e saber adequar a escolha de costuras e matérias-primas e aviamentos e ter competências para elaboração de linha de montagem para diferentes tipos de produtos.
4. Conhecer e Identificar o tipo de acabamento adequado do produto confecionado. Legislação
5. Ser capaz de elaboração da componente técnica de confeção dos cadernos de encargos e apresentar soluções para a execução de protótipos de Projetos de Produto Moda Sustentável.
Conteúdos programáticos 1. Estrutura organizacional das empresas de confeção. Nacional e Internacional 2. Estudo da construção de vestuário de tecido e malha 2.1. Estendimento e Corte 2.1.1. Tipos de estendimento 2.1.2. Sistemas de estendimento industriais 2.2. Corte 2.2.1. Tecnologias de corte e soluções sustentáveis 2.2.2 Sistemas digitais para otimização dos consumos (CAD) 2.2.3 Diamino e sua aplicação a diferentes produtos. Soluções para sustentabilidade e circularidade. 2.2.4 Exercícios práticos em Diamino (Lectra Systems) 3. Confeção 3.1 Tecnologias de Confeção para a Montagem. Teorias versus prática industrial 3.2 Tipos de equipamentos: vantagens e desvantagens da oferta no mercado. 3.3. Métodos e tempos 4. Tecnologias de acabamento na confeção. Legislação 5. Processos e campo de aplicação no vestuário em complemento com projeto de Coleção de Vestuário 6. Caderno de encargos. Desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade e economia circular no desenvolvimento de Produto moda
Bibliografia principal 1) Cosetta, G.(2015) Tecnologie applicate ai Materiali e ai Processi Produttivi 1 e 2. Tessili, Abbigliamento e Moda,Ed.San Marco.
2) Dennic C. Lo, (2021) Pattern Cutting, Publisher Laurence King Publishing
3) Paula J. M.McD. (2010), Apparel Production Management and the Technical Package, Pub. Bloomsbury Pub., Imprint F. Books
4) Ganesan, T. K., P., D. Gopalakrishnan, (2020), Apparel Manufacturing Technology, CRC Press
5) Nayak, R. (Ed.). (2019). Sustainable technologies for fashion and textiles. Woodhead Publishing.
6) Lectra Systems (2020), Manual DIAMINO V8
7) Black, C. B. (2007) Modaris & Diamino for Apparel Design, 1st Edition, Fairchild Books
8) Muthu, S.S. (2015) Handbook of Sustainable Apparel Prodution, CRC Press
9) Hayes, S. G.; Venkatraman, P. (2016) Materials and Technology for Sportwear and Performance Apparel. CRC Press 10) Araújo, M. de, (1996) Tecnologia do vestuário, F.C.B.
11) Mendonça, A. (2012) Organização da Produção em Confeção Têxtil. 3 Edição, Publindustria
Língua Português
Data da última atualização: 2022-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.