Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Técnico Superior de Segurança no Trabalho
  4. Avaliação de Riscos Profissionais

Avaliação de Riscos Profissionais

Código 16169
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 4
Carga Horária T(20H)/TP(20H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem Compreender a importância de um processo de avaliação de riscos. Determinar perigos, avaliar riscos e hierarquizar a significância dos mesmos. Identificar diferentes metodologias de avaliação de riscos. Compreender técnicas práticas de avaliação de riscos. Implementar e concretizar processos práticos e multidisciplinares de avaliação de riscos. Reconhecer critérios específicos para determinação de riscos (p.e. limites de concentração)
Conteúdos programáticos Conceitos e a terminologia, relativos ao processo de avaliação de risco Metodologias de avaliação dos riscos (por sector de actividade, por tipo de risco, por profissão, por componente material de trabalho, etc.) Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de concepção Metodologias e técnicas de identificação de perigos (observação directa, entrevistas, consulta dos trabalhadores, informação técnica especializada, listas de matérias primas, produtos intermédios, subprodutos, resíduos e produtos finais, rotulagem e fichas de segurança de produtos químicos, listas de absentismo, de doenças profissionais e de acidentes de trabalho, investigação de acidentes, incidentes e falhas) Técnicas quantitativas e qualitativas de estimativa de riscos Técnicas de análise indutivas e dedutivas Critérios e valores de referência contemplados nomeadamente na legislação, na normalização, nos códigos de boas práticas aplicáveis aos riscos profissionais (VLE e outros)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e prática, com uma forte demonstração da aplicabilidade prática através de trabalhos e exemplos práticos complementados por trabalhos de pesquisa e práticos sempre que possível Estas abordagens incluem a análise de casos e a resolução de problemas potenciados por estratégias de simulação e exercícios de avaliação. Estarão na base da avaliação 1 testes de avaliação e 1 trabalho prático.
Bibliografia principal A definir pelo docente
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.